Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Como Usar Coturno Feminino: 7 combinações Para Todas Estações!

Como Usar Coturno Feminino: 7 combinações Para Todas Estações!

como usar coturno feminino

Como usar coturno feminino não só no inverno, mas em todas as estações do ano?

Que o Coturno Feminino é um must-have nos dias de frio não é novidade, mas hoje vou te mostrar como ele pode se tornar seu melhor amigo para montar looks estilosos o ano todo.

Engana-se quem acha que esse tipo de sapato feminino é exclusivo das mulheres de estilo dramático urbano (lembra dos 7 estilos universais que comentei aqui?) com pegada rock ou mais tomboy.

O coturno feminino é muito mais versátil do que parece e pode ser usado por mulheres de todos os estilos que queiram dar aquele upgrade instantâneo no look, dando um leve twist moderno, sem perder a identidade.

Separei aqui 7 ideias de como usar coturno feminino com quase tudo do seu guarda-roupa!

E se algumas das inspirações que vou mostrar aqui podem ser mais óbvias para você, tenho certeza de que outras irão te surpreender. 

Vem se inspirar comigo!

Como Usar Coturno Feminino: 7 Combinações

Pense em combinações do coturno feminino com vestidos florais, blazer, meia-calça e shorts, saias leves e até com aquele slip dress com carinha de festa. 

As possibilidades são infinitas para combinar seu coturno feminino, sendo o único limite a sua criatividade e ousadia!

E se você ama Moda como eu e gosta de sair da caixinha na hora de se vestir, esse modelo de sapato é, com certeza, indispensável para você. 

É fato que nem sempre estamos super inspiradas para montar aquele look Pinterest do dia, mas muitas vezes ter algumas peças-chave no guarda-roupa é o segredo para dar aquela motivada na hora de se vestir.

Dentre essas peças-coringa e inspiradoras, o coturno feminino é uma das minhas favoritas e meu sapato go-to quando quero me sentir moderna, confiante, forte e criativa.

Vamos ver como você pode transformar seu look com coturno feminino, em qualquer ocasião e estação do ano? 

Neste post vou falar tudinho sobre como montar looks incríveis com:

  • Coturno + Calça
  • Coturno + Vestido
  • Coturno + Blazer
  • Coturno + Vestido de Festa
  • Coturno + Meia-calça. T-shirt
  • Coturno + Casaco de Pelo (fake)
  • Coturno + Shorts

E, pensando em algumas dúvidas que recebo por aqui pelo Instagram da Mya, listei também algumas dicas de como aproveitar ao máximo seu coturno feminino.

Coturno + Calça

como usar coturno feminino com calça

Dupla perfeita para os dias de frio, coturno com calça é a melhor receita de como usar coturno feminino e ficar com um look confortável, prático e, ao mesmo tempo, cheio de atitude.

Arremate com coturno feminino vários estilos de calça e eleve seu look um patamar acima em termos de estilo:

  • Calça jeans – da skinny à mom jeans
  • Calça de couro mais justa nas pernas
  • Calça estampada despojada – com estampas urbanas como o xadrez
  • Calça de moletom com punho mais justo na canela

A dica aqui é deixar sempre todo o cano do coturno à mostra no look: calças justas com barra por dentro da bota e calças mais larguinhas com a barra dobrada, mostrando um pouco de perna para suavizar o todo.

Com qualquer tipo de calça, a presença do coturno tornará o seu visual muito mais marcante, transmitindo uma mensagem de uma mulher forte, empoderada e urbana.

Mas assim como tudo na vida, não podemos limitar o uso das nossas peças para poucas ocasiões. Quanto mais você conseguir abrir o leque de opções de como usar coturno feminino, melhor! 

Vamos ver como?

Coturno + Vestido

coturno feminino com vestidos

Vestido só com sapato de calor? Esqueça esse clichê e aposte já em um coturno feminino para dar um toque inesperado no visual, sem perder a feminilidade. 

Melhor opção em dias de calor, o duo coturno + vestido é o mix ideal para as mulheres de estilo criativo , que gostam de fazer misturas interessantes na hora de se vestir.

Coturno com vestido equilibra o aspecto delicado e feminino do look e dá um efeito moderno e forte, contraste que diz muito sobre você!

Aposte em vestidos de caimento solto no estilo romântico, com tecidos fluidos lisos ou estampados. Comprimentos curtos e midi são os ideais, mas também fica super estiloso com vestidos longos que mostram um pouco mais do coturno conforme você anda.

Coturnos com sola lisa ou coturnos flatforms são os mais indicados para quando a ocasião pede algo mais leve. Coturnos tratorados também funcionam, mas dão um contraste maior com a delicadeza da roupa.

Para incrementar, jogue por cima uma jaqueta jeans ou de couro e veja como muda totalmente o seu visual e a maneira como você se sente no dia.

Na próxima vez que escolher aquele vestido para o dia, olhe com carinho para o coturno no seu shoe closet e experimente essa combinação fashionista!

Coturno + Blazer

coturno feminino com blazer

Para deixar a pegada mais informal de lado e dar um toque mais arrumado no visual, aposte na composição Coturno + Blazer – minha dica de como usar coturno feminino de forma elegante.

Seja para um look de trabalho ou para deixar o combo jeans + camiseta + coturno mais arrumadinho, o Blazer é a peça coringa que você tem que ter no guarda-roupa para montar looks criativos.

Para ocasiões que pedem um tom mais sério, prefira blazers em tons sóbrios e coturnos com salto médio ou alto, também com poucos detalhes.

Caso a idéia seja dar elegância na proposta urbana do coturno, as opções são infinitas tanto no estilo do blazer, quanto da bota. Blazer cropped, oversized, colorido ou com uma estampa marcante podem ser usados com coturnos flat ou com salto, com detalhe ou sem.

Tenho certeza de que quando você experimentar essa dupla, você vai descobrir que seu guarda-roupa está cheio de possibilidades que você não explorava antes!

Coturno + Vestido de Festa

coturno feminino com vestidos de festa

E agora para uma inspiração de combinação inusitada: coturno com vestido de festa

Sabe aquele seu LBD preferido – seu vestido preto básico – que fica quietinho no seu guarda-roupa esperando a ocasião certa para ser usada? 

Se essa ocasião for de festa, pode esquecer que ele ficará por muito tempo por lá… triste, mas verdade mais do que nunca, né amyga? 

Então vamos já criar looks com ele para que você possa aproveitar seu little black dress mais vezes, abrindo ainda mais seu leque de looks possíveis com peças que você já tem.

Como usar coturno feminino + vestido de festa?

Escolha vestidos de caimento solto, com tecidos fluidos de comprimento curto ou midi. Se o vestido for preto, você pode quebrar o tom com um coturno branco, que está super em alta, ou optar por um look total black com um coturno preto.

Além do vestido preto básico, o coturno fica lindo com aquele slip dress sensual e super chic, em seda ou tecido acetinado. Essa é a combinação mais inusitada e ousada da dupla coturno + vestido de festa, perfeito para as mulheres de estilo sexy ou criativo. Nesse caso, escolha coturnos com salto.

Coturno + Meia-calça e T-shirt

coturno feminino com meia calça e camisa

Esfriou um pouquinho e você não está a fim de usar calça? Aposte na combinação de meia-calça, T-Shirt e um coturno feminino.

Seja com saias ou shorts, esse trio é perfeito para nós que moramos em um país com clima não muito frio. Esquenta na medida, trazendo uma pitada de personalidade.

Minhas combinações preferidas de coturno com meia-calça e T-shirt são:

  • Com shorts jeans destroyed e uma T-shirt gráfica para um look punk-rock
  • Com saia de couro fake preta e uma T-Shirt cropped em tons neutros
  • Para um look inesperado: shorts preto curto, um Blazer alongado e um cinto por cima do blazer, marcando a cintura (fica com cara de vestido!). Pontos de estilo se você substituir o cinto por uma pochete.

Como você pode ver, o coturno feminino com meia-calça pode dar um tom rock, sensual ou descolado, dependendo apenas do seu mood e styling no dia.

Coturno + Casaco de Pelo

coturno feminino com casacos de pele falsa

Está certo que aqui no Brasil os dias de frio intenso estão cada vez mais raros, mas para os poucos e bons dias de frio, aposte no seu coturno feminino com um casaco de pelo (fake, por favor!).

E como o casaco sozinho já chama uma super atenção, a dica é não exagerar em todo o resto do look.

Como usar coturno feminino com um casaco de pelo sem ficar “over”?

  • Complemente o look com uma calça jeans preta skinny, uma blusa de gola alta branca ou preta
  • Nada de maxi acessórios, como aqueles colares grossos de elos que estão na moda!
  • Opte por coturnos de salto baixo ou sem salto
  • Prefira coturnos na cor preta e deixe que o foco fique concentrado no casaco

E eu aqui fico torcendo por uma esfriadinha para você poder testar logo esse look super marcante com seu coturno!

Coturno + Shorts

coturno feminino com shorts

Assim como a dupla coturno + calça, essa é uma combinação sem erro para usar o seu coturno feminino, especialmente em dias de clima mais ameno.

As opções de shorts são infinitas:

  • Shorts jeans destroyed
  • Shorts jeans de cintura alta com modelagem despojada
  • Shorts de alfaiataria ou de couro
  • Bermudas – máxima tendência aqui
  • Shorts estampados – a estampa pied-de-poule e xadrez no amarelo ou cinza estão super em alta 

Para dias mais frios, complemente com a meia-calça que comentamos lá em cima, uma camisa branca e um maxi tricot. Confortável e quentinha sim, mas com muito estilo!

Dúvidas Frequentes Sobre Como Usar Coturno Feminino

Apesar da pegada masculina e mais pesada, própria desse modelo de sapato, os coturnos são tão versáteis que podem ser usados por mulheres dos 7 estilos universais, com grande sintonia principalmente com as de estilo dramático, criativo, sexy e romântico.

O mundo dos coturnos é muito vasto, com estilos para todos os gostos e moods do dia. O modelo mais clássico de todos? O coturno preto de cadarço – modelo tem-que-ter no seu guarda-roupa.

Para quem gosta dos mais diferentes, existem os coturnos com detalhes, com correntes, fivelas, tachas ou até brilho. Os materiais também são diversos e, além dos lisos, estão em alta os coturnos em nobuck, verniz ou croco.  

Dentre todos os modelos, com certeza o coturno flatform é o modelo mais frequente no Street Style, queridinho de it girls como Gigi Hadid e Kendall Jenner.

E é graças a essa variedade incrível de tipos de coturnos que o modelo se adapta facilmente aos vários estilos e gostos da mulher.

Como Usar Coturno Tratorado?

Coturno tratorado é um dos tipos mais clássicos desse modelo de sapato e o queridinho das amantes de coturnos.

A sola tratorada traz um aspecto um pouco mais pesado, já que remete ainda mais às combat boots dos militares, e por isso esse modelo é super bem-vindo em momentos que buscamos um ar mais rocker.

Como usar coturno feminino tratorado de forma estilosa e leve?

  • Looks mais despojados, como shorts com t-shirt ou com um tricot
  • Calça jeans rasgada no modelo mais sequinho
  • Com sua jaqueta de couro ou um maxi cardigan

Se a ideia é criar um efeito mais leve, opte por coturnos com sola lisa ou coturno flatform, no melhor estilo Gigi Hadid / Kendall Jenner.

Como Usar Coturno Feminino com Calça Jeans?

coturno feminino com calça jeans

Combinar o coturno feminino com calça jeans e pronto? Sim, essa é a mais básica, porém também estilosa, de usar esse modelo incrivelmente versátil de sapato feminino.

Se você é aquela mulher que não dispensa uma boa e confortável calça jeans, mas não quer sair por aí com um look sem graça que não traduz seu jeito único de ser, experimente os truques de styling abaixo:

Use coturno feminino com calça jeans e incremente com:

  • um tricot oversized larguinho com uma camisa branca por baixo, deixando a gola aparecendo 
  • uma T-shirt com desenho gráfico, jaqueta de couro e uma bolsa a tiracolo preta para um ar mais rock e urbano
  • uma camisa branca cropped, um blazer colorido e um maxi colar arrematando o look
  • uma camisa jeans – sim, look total jeans – e uma bolsa colorida no seu shape favorito

Mas claro, para dias em que você só quer mesmo é sair com sua calça jeans e t-shirt favorita, apenas o fato de substituir o sapato do dia por um coturno preto já dá extra points de estilo para você!

Como Usar Coturno Feminino no verão?

coturno feminino no verão

Para dias de calor, é possível sim usar o coturno feminino de forma leve, feminina e despretensiosa.

Para isso, opte por vestidos curtos ou midi de tecido fresquinho, saias mais soltas ou então combine com seus shorts favoritos. Na parte de cima, lembre-se de escolher blusas ou camisetas também de tecido leve para ficar confortável no clima mais quente.

Se você quer dar ainda mais leveza no visual, escolha um coturno branco e veja como é fácil aproveitar esse sapato originalmente invernal durante todas as estações do ano!

Como Usar Coturno Branco?

coturno feminino branco

Não só de preto vive a mulher e, pensando nisso, entram em cena os coturnos brancos.

Super estiloso, o coturno branco dá um diferencial naquele look colorido, seja arrematando um vestido estampado ou uma produção monocromática.

Como a cor torna o sapato ainda mais diferente e chamativo, escolha modelos de coturno branco sem salto, principalmente os flatforms que, além de super despojados, são mega confortáveis.

E, para inspirar, confira aqui algumas ideias de como usar coturno feminino branco sem erro!

Como Usar Coturno Vermelho?

coturno feminino vermelho

Para dar um passo a mais em termos de ousadia, que tal um coturno na cor vermelha ou vinho? Apesar de parecer diferente demais, essa cor mais quente fica super estilosa quando combinada com as roupas certas para ela.

A ideia aqui é não exagerar no resto do visual para que o ponto de atenção fique apenas nos pés.

Use o coturno vermelho com:

  • Calça jeans skinny 
  • Shorts ou saia que deixem as pernas à mostra
  • Roupas em tons terrosos neutros, como o bege e o caramelo (mais adequado para coturnos em tons de vinho)

Essa é a opção ideal para quem já tem um coturno preto e quer investir mais em produções criativas!

Quando posso usar Coturno?

quando usar coturno?

Por ser extremamente versátil, o coturno pode ser usado em muito mais ocasiões do que você pode imaginar. Ele vai facilmente do trabalho para o happy hour e até para aquela balada ou festa mais informal.

Com alguns truques de styling aqui e outros ali, você define o tom que dará para o coturno: você quer uma pegada mais punk rock? Ou quer um visual romântico empoderado? Ou talvez um visual sério, mas com personalidade?

Adote o coturno em diversas ocasiões, usando a criatividade e experimentando com confiança cada uma das 7 combinações descritas aqui.

Como usar Saia com Coturno?

coturno feminino com saia

O coturno feminino pode ser usado com saias de diferentes estilos, dependendo do visual que você busca no dia:

  • Com saias curtas de couro, por exemplo, dá um tom mais rock e sensual. Fica ótimo com meia-calça para suavizar o look
  • Com saias midi ou longas de tecido fluido dá um aspecto girly, com toque feminino e forte ao mesmo tempo
  • Com saias plissadas de comprimento longo fica moderno e urbano
  • Com saias jeans fica mais casual e com um ar de “não me esforcei e me sinto estilosa”

Para as mais criativas, o coturno também fica lindo com saias modelo lápis em tecidos acetinados. Afinal, um efeito hi-lo inesperado no look é sempre bem-vindo para quem ama brincar com a Moda!

Conclusão

Estação vai, estação vem, e o coturno feminino continua com seu lugar especial no guarda-roupa das fashionistas.

Peça-chave para inspirar looks criativos, o coturno feminino não precisa – e não deve – ficar guardado por 3 estações do ano para ser usado apenas no inverno.

Pelo contrário, a graça toda está em adotá-lo como truque de styling para dar um tom inesperado, marcante e cheio de personalidade no seu estilo, faça chuva ou faça sol.

Espero que este post te inspire naqueles dias em que você abre o guarda-roupa com uma vontadezinha de sair por aí com um look diferente. Não tenha medo nessa hora, pegue seu coturno favorito e se jogue na sua criatividade!

Afinal, Moda é experimentação. É ousar e se descobrir cada vez mais, fazendo com que o que você veste – e calça, claro – fale muito mais por você do que as suas próprias palavras!

O coturno te conquistou de vez? Então conheça a coleção incrível de coturno feminino de vários estilos e cores que a Mya preparou para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *