Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Mix de estampas: saiba como compor um look incrível!

Mix de estampas: saiba como compor um look incrível!

mix de estampas como montar looks

O mix de estampas é uma trend que possibilita criar outfits clássicos, criativos, modernos e até mais ousados. Tudo depende das combinações que você prefere apostar.

Por essa razão, é uma tendência capaz de agradar a todos os estilos universais e que cai bem tanto nos looks casuais, como também consegue transitar em ambientes mais formais, como no trabalho.

Contudo, é importante reunir alguns truques de stylist para não errar ao compor seu look e acabar cometendo algumas gafes. 

A boa notícia é que com as dicas que reuni, você saberá como misturar estampas de forma harmônica, estilosa e cheia de personalidade. Vem comigo!

Leia também: As tendências do passado que estamos usando e desejando em 2021

O que é um mix de estampas?

O mix de estampas é formado por uma mistura de padronagens, texturas e temáticas presentes em diferentes peças e acessórios.

Também chamada de Mix n’ Match, essa trend chegou com tudo e pode ser usada nas mais diversas ocasiões e em todas as estações do ano.

É perfeita para dar mais personalidade aos looks e fugir do óbvio ao realizar combinações incríveis e super criativas. 

Como fazer um mix de estampas?

Para ser harmônico, a sua mistura de padronagens deve ser algum ponto em comum. Pode ser uma cor ou um formato que esteja presente em todos os outros elementos.

Para te ajudar a criar produções harmônicas e estilosas, listei as melhores dicas para você não errar nas suas combinações:

Mix de estampas: mesmas cores

Se você está começando ou prefere um visual mais clássico e menos ousado, uma ótima forma de aderir ao mix de estampas é apostar em uma cor só para fazer suas combinações.

O look all black ou o outfit preto e branco, por exemplo, são a prova de erros e ainda permitem criar um visual super fashionista, harmônico e com uma pegada do estilo dramático urbano.

como misturar estampas diferentes

Invista no clássico

Outra forma de evitar erros é apostar nas estampas consideradas clássicas. Juntá-las em um mesmo look te ajudará a conquistar um resultado moderno e cheio de estilo. Experimente combinar:

  • listras com poá;
  • listras com estampas tropicais;
  • poá com estampa floral;
  • gravataria com florais;
  • xadrez com estampas mais gráficas e formas geométricas;
  • estampa animal print com poá ou listas;
  • xadrez com poá;
  • pied poule com florais.
estampas xadrez com listras poa floral

Mix de estampas: cores harmônicas

Quem quer ousar um pouco mais pode misturar peças de cores diferentes que harmonizem entre si, como laranja e vermelho, verde e azul, rosa e lilás, e por aí vai. 

Para se basear, vale muito a pena consultar o círculo cromático. Existem quatro possibilidades para compor looks coloridos:

  • harmonia análoga: trabalha com as cores vizinhas no círculo;
  • harmonia complementar: aposta em cores que estão no lado oposto do círculo;
  • harmonia tríade: combina três cores que possuem a mesma distância entre si dentro do círculo;
  • monocromático: consiste em usar apenas uma cor e suas variações de tonalidades.

Além disso, para que as estampas se harmonizem bem, é importante que tenham algumas cores em comum.

Adote as padronagens sóbrias

Uma forma prática de apostar no mix de estampas é priorizar as padronagens mais sóbrias e de cores neutras. Assim, fica mais fácil conquistar um outfit harmônico e não correr o risco de pesar o visual.

Cores neutras, como preto e branco, combinam com todas as outras estampas e com todos os outros tons. Vale inserir uma padronagem mais neutra no outfit não para errar.

Mesma estampa em tamanhos diferentes

Outra maneira de misturar estampas é apostar na mesma padronagem, só que em tamanhos distintos. 

Você pode usar uma saia com listras mais finas e um casaco de listras grossas, por exemplo. Ou, então, uma camisa de poá com bolinhas pequenas e uma calça com bolinhas maiores. 

Esse tipo de combinação fica muito charmoso e sofisticado!

mix de estampa tamanhos diferentes

Busque o equilíbrio

Se a ideia é fazer uma mistura de estampas, evite usar padronagens muito grandes e chamativas em mais de uma peça.

Uma das roupas pode sim ser o destaque do look e ter estampas maiores, mas o ideal é que a outra tenha estampas menores e mais discretas. Assim, o visual fica mais equilibrado!

Cuidado com algumas combinações

É legal ousar no visual e criar combinações inusitadas, ainda mais se você é adepta do estilo criativo. Contudo, é preciso ter cuidado com certas padronagens para não ficar brega.

Isso porque algumas estampas precisam de bastante cautela ao serem usadas com outras, como é o caso do animal print.

Dois tipos diferentes de animal print não caem bem juntos, como onça com zebra. Por outro lado, fica incrível ao ser combinado com outros tipos de padronagens, como:

  • onça ou leopardo com estampa tropical;
  • onça com floral;
  • zebra com listras;
  • onça com poá;
  • animal print com xadrez.

Escolha as estampas certas para o trabalho

Você sabia que misturar estampas é uma boa pedida até mesmo em ambientes mais formais, como é o caso do ambiente de trabalho.

Nestes casos, exige uma produção mais séria e sóbria. Portanto, aposte em tons neutros, como branco, preto, bege e cinza e invista em estampas de menor proporção para não chamar muita atenção.

As suas apostas certeiras são:

  • pied de poule;
  • florais pequenos;
  • poá;
  • animal print.

Não esqueça dos acessórios

Uma forma discreta de fazer produções com mix de estampas é adicionar essa trend aos acessórios.

Cintos, bolsas femininas, sapatos e lenços estampados podem ser usados junto com peças que tenham estampas que conversem entre si. Assim, é muito fácil de criar uma produção harmônica, bonita e estilosa!

mix de estampas com acessórios

Conclusão

Agora que você já conhece todas as dicas para montar um mix de estampas, já pode apostar nessas combinações para criar looks modernos e super fashionistas.

Lembre-se que na moda vale arriscar e você só irá encontrar combinações incríveis quando começar a testar. Por isso, se jogue nessa trend! Comece com os mix básicos e certeiros, depois ouse com os visuais mais desafiadores.

Como usar Bolsa Transversal de um jeito estiloso? 5 Dicas práticas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *