Está na dúvida sobre como usar peep toe? Não se preocupe, trouxemos um guia que vai te ajudar a montar composições super estilosas com esse modelo eterno.
O modelo que virou um clássico no guarda-roupa feminino, hoje pode ser visto em tamancos, sandálias e até botas, diversificando a forma como pode ser usado.
Mas por ser um sapato bastante feminino e trazer um ar mais formal, muita gente fica na dúvida de como usar o peep toe. Se identificou? Então fique por aí e confira o conteúdo completo!
O que é um peep toe?
Um peep toe é um tipo de calçado feminino que tem uma abertura na frente, deixando alguns dedos dos pés à mostra.
Inicialmente ele era fechado na parte de trás, mas hoje não necessariamente ele precisa manter essa característica para ser chamado de peep toe, basta manter os dedinhos à mostra.
O nome “peep toe” vem do inglês e pode ser traduzido como “dedo espiando”.
É um modelo popular por ser elegante e, ao mesmo tempo, permitir um pouco mais de ventilação e conforto para os pés.
Quando surgiu o peep toe?
O peep toe surgiu na década de 1940, pois acredite você ou não, antes disso, mostrar os pés não era uma coisa muito comum entre as mulheres.
Quando o sapato surgiu, logo foi adotado pelas pin-ups, devido ao seu apelo mais sexy, afinal, se antes não se mostrava os pés, a partir de então o peep toe se tornou um objeto repleto de feminilidade.
Mas não demorou muito para o sapato cair no gosto das mulheres da época — aliás, das épocas seguintes também — e felizmente segue nos nossos pés até hoje.
É claro que, assim como qualquer sapato ou item de moda, o peep toe teve suas idas e vindas dentro da moda, mas de maneira geral, foram mais vindas do que idas, pois o modelo se tornou um clássico.
E o que o deixa ainda mais versátil é a facilidade com que a famosa abertura dos dedinhos à mostra se encaixa em diferentes tipos de sapato. Talvez seja essa flexibilidade que ofereceu a ele tamanha fama e popularidade.
Como usar peep toe?
Peep toe com vestido tubo
O peep toe pode ser usado com vestido para uma combinação clássica e elegante, especialmente peças em comprimento midi.
Neste caso, o comprimento midi e o modelo reto são elegantes na medida certa, a combinação perfeita para eventos que exigem um grau de formalidade mais elevado, como jantares noturnos, por exemplo.
Peep toe com saia fluida
A sandália peep toe é perfeita para dias mais quentes. Ela pode ser combinada com saias fluidas para looks mais descontraídos e românticos.
Os modelos rodados são ótimos para compor um estilo vintage junto aos sapatos peep toe de salto.
Já os modelos mais justos, como as saias lápis, por exemplo, criam composições mais sensuais. Para dar um toque a mais de sensualidade, a fenda também é uma ótima pedida.
Peep toe com jeans
Para saber como usar peep toe com jeans, uma ótima dica é apostar na open boot, que adiciona aquele toque mais moderno e descolado à produção.
Essa é uma ótima ideia de office look, para trabalhos que exigem um grau de formalidade não tão elevado.
Leia também: Afinal, quais botas que combinam com vestido? Veja como usar esse duo de sucesso
Peep toe com meia
Já uma versão moderna e super estilosa é o peep toe com meia.
Esse é para as mais ousadas, afinal, não é todo mundo que segura toda essa marra e também não é todo mundo que gosta. Compreensível, não é mesmo?
Neste look, a sobreposição com a terceira peça arremata a composição e a deixa ainda mais cool.
Peep toe com vestido longo
O peep toe com vestido longo é um clássico do estilo social.
No tapete vermelho, todos os anos eles estão lá marcando presença e ninguém melhor do que Julia Roberts para ilustrar isso.
Nos últimos anos, o peep toe meia pata ganhou os holofotes nos eventos mais formais, trazendo mais conforto justamente por equilibrar melhor o pé quando combinado ao salto alto.
Peep toe para noiva
Por fim, não podíamos deixar de falar sobre como usar peep toe em casamentos, afinal, esse é um dos sapatos preferidos das noivas.
Ele realça a feminilidade e a delicadeza trazida pelo vestido, além de combinar com diferentes estilos de noiva, da clássica à contemporânea.
Peep toe salto grosso ou fino: qual o melhor?
Não existe uma resposta certa para essa pergunta, a escolha depende do evento e do seu gosto.
O salto fino carrega uma elegância própria, traz empoderamento e poder ao look, mas tende a ser mais desconfortável para usar por longos períodos.
Já o salto grosso se adapta a uma diversidade maior de ocasiões e traz mais estabilidade e conforto.
Leia também: Elegante sem salto? 5 flats que irão te deixar tão sofisticada quanto o salto alto
Qual a diferença do peep toe para o scarpin?
A diferença é a frente do sapato. Enquanto o peep toe deixa os dedos à mostra, a principal característica do scarpin é ter o bico fechado na frente.
Apesar de ambos serem clássicos, são modelos antônimos.
Se você gostou das dicas da Mya, espere para ver a nossa coleção de sapatos! Estamos sempre antenadas nas últimas tendências do mundo fashion e nossa coleção reflete isso da melhor maneira!
Além disso, pensando no bem-estar dos nossos pés, a Mya sempre considera o conforto em suas criações, então pode ficar despreocupada ao encomendar nossos modelos online.
Conheça agora a coleção de sapatos da Mya e escolha o seu!
Conclusão: como usar peep toe?
O peep toe ainda está na moda, afinal, é um clássico atemporal que continua a fazer sucesso em suas diferentes versões.
Sua versatilidade permite que seja combinado looks elegantes com vestidos sociais até composições mais modernas com jeans.
Quando usado com saias rodadas e fluidas, destaca o estilo romântico, mas também permite espaço para ousar quando combinado com meias
Experimente diferentes combinações e descubra como esse sapato clássico pode realçar o seu estilo pessoal!