Depois do cottagecore, do normcore e de muitas outras estéticas que dominaram a internet, a mais nova favorita é o Barbiecore. Sim, as bonecas que brincávamos quando criança são a base e a maior inspiração da mais nova tendência febre de 2022.
A volta do estilo barbiecore
Com toda a atenção que o próximo filme da Barbie de Greta Gerwig vem recebendo, não é surpresa nenhuma que o rosa esteja na mente de todas as fashionistas. Depois das últimas imagens de Ryan Gosling e Margot Robbie no set do longa, fica difícil não ficarmos obcecadas e a estética não se tornar viral. Além do filme colocar o Barbiecore no mapa, designers de marcas de luxo como a Valentino e a Balenciaga vem incorporando o mood pink em suas coleções. Como não lembrar de Outono 2022 da Valentino inteiramente monocromática em magenta?
E ao que tudo indica, o Barbiecore vai atingir as massas, saindo do âmbito das celebridades e das passarelas, diversos dados mostram que os consumidores também estão desejando a cor rosa mais do que nunca. De acordo com a empresa Klarna, os resultados da pesquisa por itens cor de rosa tiveram um aumento nas compras. Os vestidos rosa tiveram uma crescente de 970% e os maiôs rosa tiveram um aumento de 682% nos últimos seis meses. O Pinterest também informou que seu site teve um aumento de 75% na pesquisa do termo “Roupa da Barbie”.
A ascensão do rosa e do Barbiecore caminha lado a lado ao dopamine dressing – e a certa obsessão da moda por cores saturadas -, ao old money e toda essa estética “patricinha” que está crescendo nas últimas temporadas.
Ainda que fique quase que subentendido em seu nome, o Barbiecore é, em poucas palavras, um verdadeiro tsunami cor-de-rosa e uma explosão de glitter nas peças de roupas e acessórios, que é considerado padrão estético que simboliza a feminilidade, e foi uma febre no início dos anos 2000.
Apesar de ter surgido de forma um tanto quanto repaginada, trazendo alguns elementos do Y2K e mais impacto do que no passado, há uma certa preocupação sobre o que pode estar por trás de toda essa explosão rosa da indústria. O número de cirurgias plásticas no Brasil, por exemplo, já é o maior do mundo. O culto à magreza tão característico do início do século e tão reafirmado pelas Barbies poderia estar de volta?
Apesar de ser importante e crucial lembrarmos desses pontos, devemos manter o Barbiecore na estética e no âmbito divertido e experimental da moda, porque cá entre nós, nada mais cool e fashionista do que um look inteirinho em tons de rosa, né?
Então, se você, patricinha de plantão como nós, está amando esse retorno, mergulhe de cabeça no pink e faça valer essa tendência tão incrível da moda!
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