Você sabe como combinar roupas e acessórios? Conseguir realizar combinações certeiras possibilita transformar seus looks, além de dar mais brilho e cor à produção.
Contudo, é importante ter cuidado na hora de escolher os complementos do seu visual. Você precisa considerar cores, materiais e inclusive a ocasião.
Pensando nisso, preparei este guia para te ensinar a combinar roupas com brincos, colares, pulseiras, bolsas femininas e outros acessórios. Não perca!
Por que acessórios upper body serão tudo o que você precisa a partir de agora?
Por que combinar roupas e acessórios?
Os acessórios trazem mais vida, elegância e personalidade ao visual, além de terem o poder de multiplicar seu closet ao aumentar as possibilidades de outfits.
Um vestido básico, por exemplo, fica muito mais poderoso e sofisticado ao ser combinado com as jóias certas.
Você ainda pode usar os acessórios para adicionar mais seriedade ao look de trabalho ou deixar a produção mais descontraída para o dia a dia.
Portanto, quando você sabe como combinar roupas e acessórios, além de evitar erros que podem comprometer seu visual, ainda consegue aproveitar ao máximo esses elementos.
Afinal, como combinar roupas e acessórios?
Embora pareça intuitivo, os acessórios devem sempre harmonizar a produção e combinar entre si.
Para que você não corra o risco de errar na hora de escolher seus acessórios, separei as melhores dicas para usá-los em diferentes looks, estilos e ocasiões. Confira:
Brincos
São ótimos para finalizar a produção ou até protagoniza-la, já que existe uma grande variedade de tamanhos e modelos:
- pequenos e minis: são delicados e harmonizam com qualquer produção, os mais indicados para o ambiente de trabalho;
- médios: possibilita combinações com colares mais encorpados, já que não chamam tanta atenção, desde que o estilo seja próximo. É curinga em diversas ocasiões;
- grandes e maxi: brincos grandes ou volumosos são perfeitos para criação de looks poderosos e marcantes, especialmente em eventos noturnos. Em ocasiões formais, opte por materiais de ótima qualidade ou nobres.
Colares
São perfeitos para dar destaque ao colo e arrematar o visual, mas é preciso saber combinar roupas e acessórios. Aqui, o ponto de atenção é coordenar com a gola da blusa escolhida.
- gargantilhas, aros ou chokers: por serem curtos e rentes ao pescoço, ficam ótimos com golas quadradas, em camisas fechadas e produções em que a região dos ombros e pescoço é o destaque;
- delicados e minis: correntes finas e pingentes pequenos podem ser usados com qualquer tipo de gola e são ideais para ambientes sérios, como no trabalho;
- médios: são perfeitos para usar com blusas de gola mais arredondada, como a canoa. Combine com modelos mais curtos e delicados para criar um mix de colares harmonizado com peças mais básicas;
- longos: indicados para looks mais descontraídos e ficam incríveis com roupas ombro a ombro. Modelos de várias voltas caem bem com peças de gola alta.
- maxi: deixam qualquer visual sóbrio mais poderoso, só não são indicados para ocasiões mais sérias.
Pulseiras
As pulseiras são acessórios versáteis e incríveis, mas que devem ser usadas alinhadas ao pulso, e nunca por cima de peças de mangas compridas.
- pequenas e delicadas: podem ser usadas solitárias ou em mix, são adequadas para qualquer tipo de ocasião e são as preferidas das amantes do look romântico;
- pingentes e berloques: são opções divertidas para looks descontraídos. Modelos menos chamativos podem até ser usados em looks formais;
- braceletes: o material e a qualidade definem a ocasião que poderão ser usadas. Além disso, peças grandes e grossas ficam perfeitas em looks de verão.
Anéis
Para não errar, use com acessórios no mesmo estilo ou material. Se preferir algo mais clean, um anel em cada mão deixa a composição harmônica e elegante.
Agora, quem ama composições fashionistas com mix de anéis, lembre-se que apenas um deles deve ter maior destaque.
Relógios
Podem ser usados sozinhos ou em um mix de pulseiras finas, pois não causam conflito com outros acessórios, e ainda dão um charme a mais na produção.
No ambiente de trabalho, opte por modelos mais sóbrios, em metal ou com pulseira de couro.
Presilhas
As presilhas estão super em alta e dão um charme leve no visual, enquanto mantém os fios no lugar, Você pode usá-las para prender mechas, a franja ou simplesmente fixar o acessório na lateral dos cabelos soltos.
Dicas extras para combinar roupas e acessórios
Agora que você já sabe como combinar roupas e acessórios de acordo com cada modelo, é hora de conferir algumas dicas mais práticas para acertar em cheio na composição:
Cuidado com acessórios grandes
Eles são os artistas da produção! Por isso, evite usá-los todos de uma vez e tome cuidado para que suas escolhas harmonizem entre si.
Por exemplo, se usar um maxi colar, opte por brincos pequenos e delicados para não carregar o look.
Escolha tonalidades que combinam com seu tom de pele
Não existe nenhuma regra quanto a isso, porém essas combinações destacam sua pele e valorizam o visual.
Geralmente, peles de tons quentes combinam mais com pedras laranjas, amarelas e verdes, e o metal ideal é o ouro amarelo. Enquanto peles de tons frios harmonizam melhor com gemas vermelhas, roxas e azuis, e o metal ideal é o prata ou ouro branco.
Saiba combinar acessórios e roupas coloridas ou estampas
Roupas muito coloridas pedem por acessórios mais discretos. A regra de outro ao combinar roupas e acessórios é eleger um ponto focal do look para chamar mais atenção no visual e complementar com peças ou acessórios mais neutros.
Já no caso das estampas, a dica é escolher acessórios cujas cores de base estejam na estampa.
No caso do animal print de oncinha, por exemplo, opte por tons alaranjados, beges, amarelados ou preto.
Adicione acessórios no look monocromático
No look monocromático, há três possibilidades interessantes:
- optar por acessórios coloridos para adicionar um ponto de cor no visual;
- apostar em acessórios delicados e neutros para iluminar o outfit;
- escolher tons de acessórios que se aproximem das cores das peças, mas não exatamente iguais.
Modernize ao usar prata e dourado juntos
É mito que você não pode combinar acessórios prata e dourado no mesmo look. Porém, o ideal é escolher apenas uma peça de uma cor e todas as outras da mesma tonalidade.
Combine acessórios coloridos e roupas coloridas
Os acessórios coloridos são tendências do passado que voltaram com tudo e são perfeitos para quem ama o estilo criativo!
Neste caso, use o círculo cromático para escolher as cores que harmonizam entre si, como:
- análogas: cores que ficam próximas no círculo, diferenciando tonalidades quentes e frias, como verde e azul ou laranja e vermelho;
- complementares: são opostas no círculo, como roxo e laranja;
- tríade: são três cores equidistantes no círculo cromático, como vermelho, amarelo e azul.
Conclusão
Como vimos, existem muitas maneiras de combinar roupas e acessórios, e após conferir todas as minhas dicas ficará muito mais fácil criar produções assertivas e cheias de estilo.
O importante é sempre se atentar ao dress code do evento e saber coordená-los entre si, que não tem erro.
Agora que você já sabe como fazer combinações incríveis, confira nossa coleção de acessórios!