Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Saiba como combinar roupas e acessórios sem errar no look

Saiba como combinar roupas e acessórios sem errar no look

Você sabe como combinar roupas e acessórios? Conseguir realizar combinações certeiras possibilita transformar seus looks, além de dar mais brilho e cor à produção.

Contudo, é importante ter cuidado na hora de escolher os complementos do seu visual. Você precisa considerar cores, materiais e inclusive a ocasião.

Pensando nisso, preparei este guia para te ensinar a combinar roupas com brincos, colares, pulseiras, bolsas femininas e outros acessórios. Não perca!

Por que acessórios upper body serão tudo o que você precisa a partir de agora?

Por que combinar roupas e acessórios?

Os acessórios trazem mais vida, elegância e personalidade ao visual, além de terem o poder de multiplicar seu closet ao aumentar as possibilidades de outfits.

Um vestido básico, por exemplo, fica muito mais poderoso e sofisticado ao ser combinado com as jóias certas.

Você ainda pode usar os acessórios para adicionar mais seriedade ao look de trabalho ou deixar a produção mais descontraída para o dia a dia.

Portanto, quando você sabe como combinar roupas e acessórios, além de evitar erros que podem comprometer seu visual, ainda consegue aproveitar ao máximo esses elementos.

Afinal, como combinar roupas e acessórios?

Embora pareça intuitivo, os acessórios devem sempre harmonizar a produção e combinar entre si.

Para que você não corra o risco de errar na hora de escolher seus acessórios, separei as melhores dicas para usá-los em diferentes looks, estilos e ocasiões. Confira:

Brincos

São ótimos para finalizar a produção ou até protagoniza-la, já que existe uma grande variedade de tamanhos e modelos:

  • pequenos e minis: são delicados e harmonizam com qualquer produção, os mais indicados para o ambiente de trabalho;
  • médios: possibilita combinações com colares mais encorpados, já que não chamam tanta atenção, desde que o estilo seja próximo. É curinga em diversas ocasiões;
  • grandes e maxi: brincos grandes ou volumosos são perfeitos para criação de looks poderosos e marcantes, especialmente em eventos noturnos. Em ocasiões formais, opte por materiais de ótima qualidade ou nobres.

Colares

São perfeitos para dar destaque ao colo e arrematar o visual, mas é preciso saber combinar roupas e acessórios. Aqui, o ponto de atenção é coordenar com a gola da blusa escolhida. 

  • gargantilhas, aros ou chokers: por serem curtos e rentes ao pescoço, ficam ótimos com golas quadradas, em camisas fechadas e produções em que a região dos ombros e pescoço é o destaque;
  • delicados e minis: correntes finas e pingentes pequenos podem ser usados com qualquer tipo de gola e são ideais para ambientes sérios, como no trabalho;
  • médios: são perfeitos para usar com blusas de gola mais arredondada, como a canoa. Combine com modelos mais curtos e delicados para criar um mix de colares harmonizado com peças mais básicas;
  • longos: indicados para looks mais descontraídos e ficam incríveis com roupas ombro a ombro. Modelos de várias voltas caem bem com peças de gola alta.
  • maxi: deixam qualquer visual sóbrio mais poderoso, só não são indicados para ocasiões mais sérias.
como combinar roupas e colares

Pulseiras

As pulseiras são acessórios versáteis e incríveis, mas que devem ser usadas alinhadas ao pulso, e nunca por cima de peças de mangas compridas. 

  • pequenas e delicadas: podem ser usadas solitárias ou em mix, são adequadas para qualquer tipo de ocasião e são as preferidas das amantes do look romântico;
  • pingentes e berloques: são opções divertidas para looks descontraídos. Modelos menos chamativos podem até ser usados em looks formais;
  • braceletes: o material e a qualidade definem a ocasião que poderão ser usadas. Além disso, peças grandes e grossas ficam perfeitas em looks de verão.
como combinar roupas e pulseiras

Anéis

Para não errar, use com acessórios no mesmo estilo ou material. Se preferir algo mais clean, um anel em cada mão deixa a composição harmônica e elegante. 

Agora, quem ama composições fashionistas com mix de anéis, lembre-se que apenas um deles deve ter maior destaque. 

Relógios

Podem ser usados sozinhos ou em um mix de pulseiras finas, pois não causam conflito com outros acessórios, e ainda dão um charme a mais na produção. 

No ambiente de trabalho, opte por modelos mais sóbrios, em metal ou com pulseira de couro.

Presilhas

As presilhas estão super em alta e dão um charme leve no visual, enquanto mantém os fios no lugar, Você pode usá-las para prender mechas, a franja ou simplesmente fixar o acessório na lateral dos cabelos soltos.

como usar presilhas acessórios

Dicas extras para combinar roupas e acessórios

Agora que você já sabe como combinar roupas e acessórios de acordo com cada modelo, é hora de conferir algumas dicas mais práticas para acertar em cheio na composição:

Cuidado com acessórios grandes

Eles são os artistas da produção! Por isso, evite usá-los todos de uma vez e tome cuidado para que suas escolhas harmonizem entre si.

Por exemplo, se usar um maxi colar, opte por brincos pequenos e delicados para não carregar o look.

Escolha tonalidades que combinam com seu tom de pele

Não existe nenhuma regra quanto a isso, porém essas combinações destacam sua pele e valorizam o visual.

Geralmente, peles de tons quentes combinam mais com pedras laranjas, amarelas e verdes, e o metal ideal é o ouro amarelo. Enquanto peles de tons frios harmonizam melhor com gemas vermelhas, roxas e azuis, e o metal ideal é o prata ou ouro branco.

Saiba combinar acessórios e roupas coloridas ou estampas

Roupas muito coloridas pedem por acessórios mais discretos. A regra de outro ao combinar roupas e acessórios é eleger um ponto focal do look para chamar mais atenção no visual e complementar com peças ou acessórios mais neutros.

Já no caso das estampas, a dica é escolher acessórios cujas cores de base estejam na estampa.

No caso do animal print de oncinha, por exemplo, opte por tons alaranjados, beges, amarelados ou preto.

como combinar roupas e acessórios animal print

Adicione acessórios no look monocromático

No look monocromático, há três possibilidades interessantes: 

  • optar por acessórios coloridos para adicionar um ponto de cor no visual;
  • apostar em acessórios delicados e neutros para iluminar o outfit;
  • escolher tons de acessórios que se aproximem das cores das peças, mas não exatamente iguais.

Modernize ao usar prata e dourado juntos

É mito que você não pode combinar acessórios prata e dourado no mesmo look. Porém, o ideal é escolher apenas uma peça de uma cor e todas as outras da mesma tonalidade.

Combine acessórios coloridos e roupas coloridas

Os acessórios coloridos são tendências do passado que voltaram com tudo e são perfeitos para quem ama o estilo criativo!

Neste caso, use o círculo cromático para escolher as cores que harmonizam entre si, como:

  • análogas: cores que ficam próximas no círculo, diferenciando tonalidades quentes e frias, como verde e azul ou laranja e vermelho;
  • complementares: são opostas no círculo, como roxo e laranja;
  • tríade: são  três cores equidistantes no círculo cromático, como vermelho, amarelo e azul.

Conclusão

Como vimos, existem muitas maneiras de combinar roupas e acessórios, e após conferir todas as minhas dicas ficará muito mais fácil criar produções assertivas e cheias de estilo.

O importante é sempre se atentar ao dress code do evento e saber coordená-los entre si, que não tem erro.

Agora que você já sabe como fazer combinações incríveis, confira nossa coleção de acessórios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *