Início » Blog » Moda » 5 Dicas de Como se Vestir Elegante no Dia a Dia

5 Dicas de Como se Vestir Elegante no Dia a Dia

como se vestir elegante

Quer descobrir como se vestir elegante, sem muito esforço e sem gastar rios de dinheiro com roupas caras?

Todas nós temos aquela amiga que está sempre bem vestida. A roupa perfeita para cada ocasião, arrumada na medida certa, sem exageros e com extremo bom gosto, não é mesmo?

como se vestir elegante mulher caminhando

Mas será que existe uma fórmula mágica? Será que é preciso renovar todo o seu guarda-roupa e mudar completamente seu estilo para se vestir bem?

A receita aqui é especial sim, mas muito mais simples do que parece. 

Na lista de ingredientes: peças-chave no guarda-roupa, pitadas de combinações elegantes, truques de styling e uma boa dose de autoconhecimento do seu corpo.

Ainda parece muito complexo?

Vem comigo neste post que vou te dar 5 dicas super especiais de como se vestir elegante. Leia, experimente as dicas e logo você será a sua própria referência de elegância, com seu jeito único e incrível de ser. 

1. Conheça o Formato do Seu Corpo

Para descobrir como se vestir de maneira elegante, a primeira dica é conhecer o formato do seu corpo e usar as roupas, sapatos e acessórios a seu favor. 

O objetivo será sempre valorizar seu corpo e não o esconder, usando truques para equilibrar as medidas e alcançar a melhor harmonia visual.

Cada corpo é único e lindo. Imagine só se todo mundo tivesse o mesmo formato de corpo, cabelos iguais, rostos parecidos? Seria sem graça demais e um adeus à diversidade, que deixa tudo mais interessante!

Agora pare para pensar: você já percebeu como é seu corpo? Você tem pernas mais compridas e o tronco mais curto? Ou o contrário? Tem ombros mais largos e quadril mais estreito? Uma cinturinha fina ou não muito marcada?

mulher se olhando no espelho

A ideia a partir desse autoconhecimento, é escolher as peças certas para compensar as proporções, criando quase que uma ilusão de ótica – como num toque de mágica – que te deixará mais chique e refinada.

Por exemplo, se você possui o tronco maior do que as pernas, escolheria calças que alongam as pernas. Se seu pescoço é mais curtinho, você mostraria o seu colo com decotes em V que alongam, e assim por diante.

tipos de corpo exemplos mulheres

Mas não pense que você cairá em um padrão entediante – isso jamais! Como eu disse lá em cima, a ideia é valorizar cada coisa do seu corpo que te torna única, porém de forma consciente a fim de te deixar ainda mais elegante.

Para começar, listei aqui os 5 tipos de corpo e suas características. Os tipos de corpos são:

  • Ampulheta
  • Retângulo
  • Triângulo ou Pêra
  • Triângulo Invertido
  • Oval ou Maçã

Vamos conhecer mais sobre cada um deles? Leia e, olhando-se no espelho, descubra em qual deles você se encaixa melhor.

tipos de corpos como se vestir elegante

Ampulheta

O corpo com formato ampulheta já é naturalmente proporcional e harmonizado, com ombros e quadril em tamanhos similares e uma cintura fina. Alguns diriam que é o corpo dos sonhos!

tipo de corpo ampulheta como se vestir elegante

Por ser harmonioso por natureza, o formato ampulheta cai bem com praticamente todos os tipos de roupas. 

Para descobrir como se vestir elegante com o corpo de tipo ampulheta, basta acentuar as curvas e marcar ainda mais a cintura, ou seja, apenas reforçar o que esse tipo de corpo já tem de bom.

Dentre as peças mais indicadas para mulheres com corpo ampulheta, merecem destaque:

Retângulo

Nesse biotipo, que é o mais popular no mundo, a cintura, o quadril e os ombros têm larguras similares. Já consegue imaginar o objetivo aqui? Equilibrar as medidas, criando uma cinturinha extra!

Como se vestir elegante com o corpo tipo retângulo?

Para um visual harmonioso, cria-se a ilusão de uma cintura mais marcada, seja adicionando um pouco de volume em cima ou na parte de baixo. Isso dará a impressão de que a cintura afinou.

Se seu corpo é do tipo retângulo, aposte em:

  • Peças com cintura marcada, como peplum, clochard e vestidos evasê
  • Calças com pregas ou volumes para dar a impressão de quadril mais largo que a cintura
  • Cintos finos – melhor ainda se forem de tom parecido com o da parte de baixo
  • Decotes e colares que chamem a atenção para a parte de cima do corpo
  • Todos os tipos de sapatos e bolsas
tipo de corpo retângulo

Triângulo ou Pêra

Nesse tipo de corpo, o quadril é mais largo e os ombros mais estreitos. Para harmonizar as proporções, a ideia é adicionar volume nos ombros, equilibrando-os com a largura do quadril. 

Peças que deixam esse tipo de corpo mais esguio e refinado:

  • Blusas com detalhes nos ombros
  • Estampas e cores fortes na parte de cima
  • Lenços, echarpes e cachecóis
  • Sobreposições na parte superior
  • Bolsas de alça curta, que chamem a atenção para a parte de cima do corpo
  • Sapatos de salto alto ou com bico fino que alongam a silhueta
  • Sapatos minimalistas
  • Scarpins clássicos
tipo de corpo triângulo

Triângulo Invertido

Oposto ao corpo de tipo pêra, o tipo triângulo invertido é caracterizado por ombros largos e quadris e pernas mais estreitos. 

O objetivo aqui é o inverso do anterior: usar peças que criem uma ilusão de quadril mais largo, chamando a atenção para a parte de baixo do corpo.

Mulheres de corpo triângulo invertido podem apostar sem medo em:

tipo de corpo triângulo invertido

Oval ou Maçã

O corpo tipo oval é mais arredondado, com cintura mais larga do que a linha dos ombros e do quadril. Normalmente, os seios são maiores e os braços e pernas mais finos do que o restante.

Para equilibrar as proporções, a ideia é valorizar as partes mais finas do corpo e não destacar tanto a parte da barriga.

Como se vestir elegante com o tipo de corpo oval? Aposte em:

  • Looks monocromáticos
  • Golas em V e quadradas
  • Vestidos que acinturam, porém sem marcar muito
  • Calças retas de cintura alta ou flare
  • Sobreposições, como kimono e blazer usado aberto
  • Sapatos que alongam a silhueta, como saltos, bico fino ou fendados
tipo de corpo oval

Agora uma pausa para um recado de amyga: essas dicas do que usar estão longe de serem regras rígidas e não devem ser motivos para excluir nada do seu armário. Nada de olhar para seu guarda-roupa e sair comprando tudo novo, viu?

Elas são apenas ideias para se chegar em um look mais harmonioso e equilibrado, mas no final quem irá dizer o que funciona ou não para você é o seu espelho e sua percepção!

E a maior dica de como se vestir elegante começa por esse quesito: conheça seu corpo, esteja feliz com ele e brinque com peças para chegar em um visual que te deixa mais autoconfiante e refinada.

2. Descubra Quais Cores Ficam Melhor em Você

A segunda dica de como se vestir elegante é descobrir as cores que caem melhor para seu subtom de pele e buscar peças que deixem seu rosto com um aspecto saudável e cheio de vida.

Você já percebeu que algumas cores deixam o seu rosto mais iluminado, disfarçando olheiras e marcas, enquanto outras as acentuam?

Isso tem a ver com o subtom da sua pele e o reflexo que a cor da roupa faz sobre ela. Existem 3 tipos de subtom de pele:

  1. Frio – com nuances de azul, verde e violeta
  2. Quente – que tende ao amarelo, laranja e vermelho
  3. Neutro – uma mistura dos subtons anteriores
subtons de pele

É importante ressaltar que independentemente do tom da sua pele, ela pode ter qualquer um dos 3 tipos de subtom de pele. 

Segundo Vane Chaves, maquiadora regional da Natura

O subtom da pele não é o mesmo que a cor da sua pele. Trata-se da tonalidade de fundo, que fica sob a pele”. 

Isso determina não só as cores das peças que valorizam cada pessoa, mas também os tons de maquiagem que caem melhor para cada tipo de pele.

descubra seu subtom de pele

Mas e agora? Como descobrir o seu subtom?

Dentre as técnicas para identificar o subtom da sua pele, existem duas bem simples que podem ser feitas por você mesma e a qualquer momento. Vamos conhecer?

  • Teste das veias
  • Teste da moeda

Teste das veias

“O teste das veias é uma das técnicas mais utilizadas para descobrirmos o subtom da pele”, conta a maquiadora.

Em um ambiente com luz natural, estique seus braços e observe o tom das suas veias. 

Se elas forem verdes ou marrons, seu subtom é o quente. Veias azuis ou que tendem ao violeta indicam o subtom frio. Agora se suas veias tiverem tons verdes e azuis misturados, seu subtom da pele é o neutro.

Teste da moeda

O segundo teste, o da moeda, é ensinado pelo visagista Phillip Hallawell

Coloque uma moeda dourada e uma prateada sobre a mão para analisar com qual cor a pele combina mais. Se for com a dourada, a pele é quente. Se for com a prateada, a pele é fria.

Isso explica o porquê você sente que combina mais com jóias douradas ou prateadas! Já parou para reparar nisso?

Faça os testes acima e descubra se seu subtom de pele é frio, quente ou neutro. A partir daí, teste as diferentes cores de roupa e veja como muda o aspecto da sua pele.

As peças com o mesmo subtom da sua pele irão te valorizar, iluminar sua pele e te deixar ainda mais bonita. Os subtons diferentes do seu irão acentuar marcas na pele e te envelhecer! Não queremos o segundo, não é mesmo?

3. Aposte no Minimalismo ao se Vestir

A terceira dica de como se vestir elegante tem a ver com a regra máxima da sofisticação: “Menos é mais”! Apostar no minimalismo é o segredo para alcançar, de forma rápida e simples, um visual mais refinado.

Menos é Mais

Dentre os 7 estilos universais, o estilo elegante e o tradicional caracterizam-se pela pegada mais minimalista: menos detalhes, peças mais atemporais e um olhar cuidadoso no caimento das roupas e qualidade dos sapatos.  

Para se vestir de forma clean, aposte em:

menos é mais

Se a ideia é ficar sofisticada de forma minimalista, fique longe de estampas e cores muito extravagantes, acessórios maxi e make muito carregada, combinado amyga?

All Jeans

all jeans look como se vestir elegante

Como se vestir elegante usando jeans?

Apesar de ser um tecido associado a looks casuais e mais despojados, é possível sim ficar super refinada usando seu jeans favorito.

A dica para chegar a looks harmoniosos nesse caso é apostando no total jeans, combinando a parte de cima e a de baixo nesse mesmo tecido. 

E como é praticamente impossível termos em nosso guarda-roupa uma blusa e uma calça em jeans exatamente iguais, a dica é misturar peças com a mesma lavagem, criando um efeito ton sur ton (tom sobre tom).

Por exemplo, se o shorts jeans é mais escuro, combine-o com uma camisa em um jeans com tom mais claro e vice-e-versa. Super fácil, moderno e chique.

Ah! E uma recomendação de amyga muito importante: não é porque você está com o look total jeans que você precisa se fantasiar com esse tecido da cabeça aos pés. 

Evite sapatos, bolsas e acessórios em tons de azul – sapatos em jeans nem pensar! – e prefira modelos em cores neutras ou até coloridas, desde que sejam modelos mais minimalistas.

Neutros e Terrosos

Se existe uma cartela de cores extremamente ligada à elegância, com certeza é a paleta de neutros e terrosos.

Aposte em peças de cores neutras como o off white, nude, cinza, azul marinho ou então nos terrosos como o caramelo ou o bege. 

Faça combinações análogas dentro dessa cartela e veja como seu visual fica super sofisticado.

tons terrosos

Estampas Simples e Clássicas

Para um toque extra de personalidade, escolha estampas geométricas minimalistas e clássicas, como listras, poá ou xadrez, sempre priorizando tecidos com um bom caimento.

look elegante com estampas

4.Tenha Peças Coringa no Armário

A quarta dica de como se vestir elegante no dia a dia é apostar em algumas peças que carregam em si um aspecto mais refinado. Dentre elas, não saem do meu guarda-roupa:

  • Blazer
  • Camisa branca
  • Scarpins clássicos, sandálias de tiras finas e tamancos de salto
  • Mule e sapatilhas bico fino sem salto
  • Bolsas clássicas em matelassê

Tenha essas peças coringa sempre disponíveis e explore com elas looks elegantes para diversas ocasiões! 

Blazer 

Não tem como falar sobre como se vestir elegante e não pensar logo de cara no blazer, ícone do empoderamento das mulheres.

Diferentemente de peças que vêm e vão na tendência, o blazer é extremamente atemporal e democrático.

Pode ser usado com looks alfaiataria e um mule tomboy para um tom mais sério, ou até com vestidos e uma sandália de salto alto para uma pegada mais casual-chic.

blazer essencial

Camisa

Outro item essencial para o guarda-roupa de todos os estilos e que faz parte dos truques de como se vestir elegante é a camisa branca.

Assim como o blazer, essa peça resiste às mudanças da Moda e continua sempre atual. Dependendo da tendência, a camisa aparece revisitada, com detalhes diferentes como, por exemplo, uma gola mais marcante – aliás, dica quente de tendência aqui, amyga!

sapatos como se vestir elegante

Scarpin clássico, Sandálias de tiras finas e tamancos

Nos pés, para as amantes de salto alto, os modelos mais indicados para se vestir de um jeito refinado são os tradicionais scarpins de bico fino, sandálias delicadas de tira fina e tamancos com shapes quadrados.

Evite sandálias meia-pata ou plataformas, além de coturnos pesados que são peças que carregam um estilo criativo ou dramático urbano.

scarpin clássico

Mule, Sapatilha bico fino

E para quem dispensa saltos altos? Tem como se vestir elegante de pés no chão?

Nesse caso, aposte nos modelos de bico fino, como sapatilhas ou mules confortáveis. Evite modelos muito carregados ou de bico redondo para alcançar um visual mais refinado.

sapatilha bico fino essencial

Bolsas clássicas em matelassê

Na hora de escolher a bolsa do dia, existem modelos que também já carregam em si um toque de elegância. Uma produção clean e minimalista ganha um toque super especial dependendo da bolsa que você escolher!

Um dos modelos mais elegantes e clássicos é a bolsa matelassê. Esse modelo, seja em tamanho pequeno ou grande, é o meu escolhido sempre que quero um ar mais sofisticado!

bolsas como se vestir elegante

5. Aposte em Combinações Monocromáticas

A quinta e última dica de como se vestir elegante é se render de vez aos looks monocromáticos. Além de super moderno, combinar peças da mesma cor ou em tons próximos alonga a silhueta e te deixa com uma aparência mais longilínea.

Nesses looks, assim como o total jeans, não necessariamente o sapato e a bolsa devem ser exatamente da mesma cor, ok? Combine, por exemplo, uma blusa e saia em tons de vermelho com um sapato off white ou nude e deixe o vermelho de lado para os pés.

Uma opção super chique também é apostar em um look monocromático e sapatos na mesma paleta, porém em tom diferente.

looks monocromaticos

Conclusão

Conhecer o formato do seu corpo e o subtom da sua pele são os primeiros passos para descobrir como se vestir elegante.

A partir daí, escolha as peças que equilibram sua silhueta, as cores que te valorizam e veja como faz diferença no seu visual.

Invista em peças coringa no seu guarda-roupa, como blazers, camisas brancas e sandálias de tiras finas e faça combinações cheias de elegância. Aposte em tons neutros e terrosos, looks total jeans ou vá de monocromático!

E mais importante: vista-se de uma forma que te faz sentir bem e autoconfiante. Conheça seu corpo, seu estilo, e esteja feliz com quem você é.

Use a Moda a seu favor, adaptando-a ao seu estilo de vida e corpo, e não o contrário. Experimente formas novas de se vestir e veja como a Moda pode ser sua melhor amyga na hora de expressar ao mundo o que você pensa e acredita!

Conheça agora a coleção de sapatos e bolsas da Mya desenvolvida de forma a levar mais elegância, conforto e qualidade para você.

4 comentários em “5 Dicas de Como se Vestir Elegante no Dia a Dia”

  1. Pingback: Looks com tênis branco: como fazer combinações para arrasar!

  2. Pingback: Como usar Bolsa Transversal de um jeito estiloso? 5 Dicas práticas!

  3. Pingback: Tipos de salto: conheça os tipos e descubra os mais confortáveis!

  4. Pingback: Look Romântico: O que é, Inspiração e Como se Vestir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *