Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Look Romântico: O que é, Inspiração e Como se Vestir

Look Romântico: O que é, Inspiração e Como se Vestir

look romântico o que é e como vestir

O look romântico é um clássico que marca presença constante no mundo da moda, tanto que faz parte dos sete estilos universais.

Se você ama esse conceito e quer seguir a linha romântica em seu dia a dia, eu preparei este guia para te ajudar.

No artigo de hoje, você vai descobrir quais as características desse estilo e como criar looks incríveis. Vamos lá?

Quer complementar seus looks com sapatos estilosos e versáteis? Conheça a coleção da Mya!

O que é um look romântico e como surgiu?

O estilo romântico é conhecido por trabalhar leveza, delicadeza e fluidez nas peças, explorando a feminilidade nos looks por meio de babados, rendas e cores suaves.

Na moda, esse conceito teve influência do Romantismo, um movimento artístico, político e filosófico que surgiu na Europa, no final do século 18, aproximadamente em 1770.

Mas foi apenas em 1815 que o Romantismo se tornou parte integrante da história da moda, competindo com a identidade mais popular da época, a Imperial.

A partir daí, as roupas se tornaram gradativamente mais enfeitadas e decorativas. As saias começaram a ganhar mais volume e os corsetes ficaram mais acinturados. O uso das estampas florais suaves com o fundo claro também se popularizou.

De lá para cá, surgiram muitas tendências, que provaram que o romantismo na moda não era uma fase passageira. 

estilo romântico características

Quais são as características de um look romântico?

O estilo romântico, como o próprio nome sugere, remete ao romance, mas também referencia os campos de flores, a feminilidade, a doçura, delicadeza e as mulheres sonhadoras.

É o estilo mais delicado de todos! A escolha preferida de mulheres doces e meigas, que desejam expressar essas características por meio das suas roupas.

A principal característica das roupas românticas é a valorização de tudo o que caracteriza o feminino. A cintura é marcada e as peças valorizam os contornos do corpo.

No entanto, não é só o shape que importa. Outras características também devem estar presentes, como:

  • tecidos fluídos e leves;
  • rendas;
  • mangas bufantes;
  • babados;
  • camadas;
  • amarrações;
  • tule;
  • pérolas;
  • laços;
  • cores claras e suaves.

A seguir, falaremos mais sobre essas características que costumam compor um look romântico!

Leia também: 5 Dicas de Como se Vestir Elegante no Dia a Dia

Principais elementos de um look romântico 

Alguns elementos são peças-chave de qualquer look romântico. Se atentar a esses detalhes irá te ajudar a construir um visual que traduz perfeitamente o estilo:

Paleta de cores

As cores do estilo romântico são mais neutras e claras. Branco, bege, nude e marfim, por exemplo, sempre marcam presença.

Os tons pastéis, também conhecidos como candy colors, são outros queridinhos do movimento, com cores como verde menta, blushing pink, lilás, azul serenity e amarelo pastel.

Uma tendência que se adequa perfeitamente ao estilo é o look monocromático, composto por peças em uma única cor.

Essa combinação atemporal e sofisticada se adequa a inúmeros ambientes, seja em visuais do dia a dia até no look de trabalho,

Tecidos

Os tecidos são leves e soltos no corpo para garantir mais fluidez. As apostas certeiras são o linho, a seda, o crepe e o chiffon.

A renda, babados e tule são outros exemplos que podem ser largamente usados em peças românticas, o que proporciona muita elegância, beleza e sutileza às roupas.

Estampas

Já as estampas que são a cara do estilo são as mais delicadas, como florais, poá e xadrez vichy. Elas são perfeitas para criar um look mais ladylike.

Acessórios 

Os acessórios seguem a mesma linha das peças de vestuário. As cores são neutras ou suaves, podendo conter laços, flores e qualquer detalhe que remete ao lado mais romântico e fofo!

Para brincos, os modelos de pérolas ou com pedrinhas brilhantes em zircônia são boas opções para deixar o look mais delicado.

Já para colares e pulseiras, as preferidas são peças discretas em pérolas brancas, rosê ou pontos de luz.

Sapatos 

Para os pés, existem determinados modelos de sapato que são a cara do estilo romântico e adicionam mais charme à produção, como sapatilhas, sandálias de tiras finas, peep toe e espadrille. 

Outro clássico que não pode ficar de fora do seu guarda-roupa é o scarpin nude! Além de ser versátil, ele alonga as pernas e traz mais sofisticação a qualquer combinação.

Bolsas

Clutches pequenas, bolsas de ombro e bolsas transversais de cores neutras são perfeitas para dar um toque bem feminino à composição.

Leia também: 7 Tipos de Bolsas Femininas Estilosas e Fáceis de serem Combinadas

Como não errar na hora de montar um look romântico? 

Para saber por onde começar, o segredo é escolher uma peça que será o ponto focal da produção e terá destaque no look romântico. Em seguida, adicione elementos que servem de complemento para a peça principal. 

Ao determinar as roupas e os acessórios, a dica é se guiar por meio dos elementos chaves do estilo, que apresentei no decorrer do texto. 

A escolha da cor também é muito importante para a criação da aparência mais romântica. Mesmo no inverno, priorize tons claros, suaves e menos contrastantes. 

A boa notícia é que o visual romântico utiliza mais cores neutras e suaves, o que facilita na hora de harmonizar o look. 

Looks românticos para se inspirar

Agora que já sabe o que é o look romântico e como seguir esse estilo, é hora de se inspirar com algumas produções.

Look romântico com calça jeans

Até mesmo a clássica calça jeans pode fazer parte do estilo romântico por ser tão versátil. O ideal é priorizar tonalidades de jeans mais claras.

Já para complementar a produção, capriche no uso de elementos românticos, como blusas com babados, além de sapatos e acessórios em tons neutros.

look moderno jeans

Estilo romântico com vestido

Os vestidos são sinônimos de romantismo! Tons suaves, camadas, bordados, rendas, babados e amarrações são características que precisam estar presentes para acertar na escolha do modelo perfeito.

look romântico vestido

Estilo romântico com saia 

As saias também são perfeitas para compor visuais românticos. Aposte em modelos rodados, em recortes evasê ou com preguinhas na cintura. Outros modelos clássicos que fazem sucesso são as saias midi rodadas e plissadas. 

estilo romântico com saiaa

Conclusão

O estilo romântico é um clássico da moda que já provou ser atemporal, pois perdura desde o século 18, e ainda garante visuais delicados e elegantes.

Para as amantes desse movimento, a boa notícia é que criar um look romântico é mais fácil do que você imagina.

Basta apostar em cores suaves e utilizar peças leves e fluidas. Babados, rendas, laços e estampas florais são alguns dos elementos chaves para usar e abusar.

Quer complementar seus looks com sapatos estilosos e versáteis? Conheça a coleção da Mya!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *