Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Armário Cápsula: aprenda sobre essa tendência minimalista!

Armário Cápsula: aprenda sobre essa tendência minimalista!

armário cápsula

Você já ouviu falar em armário cápsula? Este novo conceito da moda pode te ajudar a ter mais leveza e praticidade na hora de se vestir.

Mas, antes de explicarmos o conceito, vamos refletir um pouco sobre a sua realidade atual para que você entenda o benefício de aderir ao movimento.

Quando você abre o seu guarda-roupa, fica com aquela sensação de que nunca tem nada para vestir, mesmo que vira e mexe você compre peças novas?

No final, acaba usando as mesmas roupas de sempre e realizando as mesmas combinações, não é?

Isso ocorre por conta do excesso de peças que você comprou porque era tendência, mas que não combinam com sua personalidade.

Mas, a boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido com um closet mais minimalista, sabia? Vem com a gente que vamos te explicar tudinho!

Estilo Tradicional: o clássico nunca sai de moda!

O que é armário cápsula? 

O armário cápsula é um guarda-roupa voltado para o seu estilo pessoal, composto por peças curingas que você realmente irá usar.

O conceito foi utilizado pela primeira vez em 1970, pela estilista Susie Faux por conta da frustração de não ter o que vestir.

Sua ideia era ter um guarda-roupa com peças básicas e atemporais, que nunca saem de moda, e que combinam entre si.

Uma década depois, a designer Donna Karan criou a primeira coleção cápsula, chamada ”Seven Easy Pieces”, que apresentava apenas as peças essenciais de uma coleção.

Pois é, não é uma novidade tão recente assim. Contudo, o movimento não tinha sido tão aderido até então por conta do sucesso do fast-fashion, em que as coleções e as tendências mudam rapidamente.

Somado a isso, o fast-fashion e o consumismo nos fizeram acreditar que precisamos ser donos de tudo e o resultado é um armário cheio de peças que nem gostamos realmente.

Por sorte, os tempos mudaram! Atualmente, com a crescente preocupação com o meio ambiente, a moda sustentável e o consumo consciente ganhou força, junto com este conceito.

como montar armário cápsula

Como montar um armário cápsula?

Para começar, tire todas as suas roupas do guarda-roupa. Será que você realmente precisa de todos esses itens? 

Aqui, a ideia central é editar seu armário até chegar em suas peças favoritas, que se ajustam perfeitamente bem com o seu corpo e com seu estilo de vida.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas essenciais de como como criar um armário cápsula:

Defina seu estilo 

Neste conceito, você irá comprar roupas de acordo com as suas necessidades e gostos, fugindo de tendências e evitando impulsos. 

Para que esse processo se torne mais assertivo, você precisa conhecer o seu estilo universal. Assim, saberá quais itens realmente combinam com a sua personalidade. 

Separe suas roupas em categorias

Também é importante considerar o seu estilo de vida. Por exemplo, se você trabalha em home office, priorize looks confortáveis. Se faz academia, deixe algumas peças para a prática de atividade física. 

Então, identifique suas três categorias principais. Algumas das alternativas são:

  • trabalho, escritório, reuniões, etc;
  • academia e esportes;
  • pijamas e roupas de ficar em casa;
  • eventos formais, como casamentos e festas;
  • diversão, como restaurantes, encontros noturnos, passeios de fim de semana.

Retire peças que você não usará mais 

Quando foi a última vez que você mexeu no seu guarda-roupa e tirou tudo o que não servia mais? Pois é, este será o segundo passo de como criar um armário cápsula.

Desapegue de todas as peças que não servem mais no seu corpo atual. Não se prenda naquela desculpa de sempre “um dia irá servir”. Foque no presente!

Doe ou venda também aqueles itens que você comprou e nunca usou, seja porque não te serviu bem ou por não ser a sua cara.

Fique apenas com aqueles itens que você mais ama e gosta de usar! O indicado é ter cerca de 70 peças para usar o ano todo, incluindo sapatos, bolsas e acessórios.

Aposte no básico

Ao escolher as peças para manter, dê preferência aos itens básicos, shapes clássicos e aos tons neutros.

Preto, branco, bege e cinza, por exemplo, combinam com tudo e aumentam suas possibilidades de looks. Porém, lembre-se de evitar peças similares.

O grande truque é: só mantenha uma peça se ela combinar com ao menos outros três itens da sua cápsula.

Apesar das roupas de tons sóbrios e neutros serem mais fáceis de combinar entre si, está liberado manter peças coloridas ou estampadas se você curte.

Dê preferência a peças de qualidade 

Invista em qualidade em vez de quantidade. Afinal, como você terá poucas peças, precisará que elas sejam mais resistentes e durem por mais tempo. 

Isso inclui também sapatos e bolsas. Portanto, dê prioridade a itens de alta qualidade, como os produtos da Mya.

o que não pode faltar armário minimalista

Quais peças não podem faltar no armário cápsula? 

A chave para garantir um armário funcional é incluir itens curingas que combinam com tudo, como:

  • camisa social branca;
  • blazer de cor neutra;
  • t-shirt lisa;
  • regata;
  • calça social preta;
  • jeans skinny;
  • shorts jeans.
  • tênis casual;
  • scarpin;
  • sandália de salto;
  • bolsa preta de couro.

Porém, lembre-se, todas as roupas devem combinar com seu estilo e fazer com que você se sinta bem consigo mesma. 

Quais as vantagens do armário cápsula? 

Se você ainda tem dúvidas sobre montar um guarda-roupa mais minimalista, te apresentamos alguns motivos para aderir ao movimento:

  • organização: o seu closet fica mais organizado e é mais fácil manter tudo no seu devido lugar;
  • versatilidade: há inúmeras possibilidades de looks com itens curingas e você realmente irá usar todos os itens do seu closet, sem deixar peças paradas;
  • criatividade: ao ter poucas peças, você consegue encontrar novas maneiras de usar isso ou aquilo e montar combinações nada óbvias;
  • economia: você não irá gastar tanto dinheiro com roupas, já que terá apenas itens essenciais e evitará impulsos, o que te ajudará a economizar;
  • tempo: você consegue decidir em menos tempo o que irá vestir, o que traz mais praticidade no dia a dia;
  • menos impacto no meio ambiente: é mais sustentável, favorece o consumo consciente e você irá diminuir a produção de lixo causada pela indústria da moda.

Como escolher bolsas que combinam com tudo? Dicas e inspirações

Conclusão

A proposta do armário cápsula é te incentivar a comprar menos e usar mais cada peça. Com isso, você economiza tempo e dinheiro na hora de vestir. 

Afinal, o seu closet terá apenas itens que você realmente ama usar e que combinam entre si. A vida fica até mais leve ao aderir a esse movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *