Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Estilo básico: sapatos e peças curingas para um look descomplicado

Estilo básico: sapatos e peças curingas para um look descomplicado

Quem tem um estilo básico levanta a mão! Cá entre nós, a correria do dia a dia e as diversas prioridades que temos nos faz constantemente escolher produções, peças e looks básicos e descomplicados para desfilarmos pelas ruas. 

Ter um armário básico e funcional – em que as peças se completam e funcionam entre si – é uma mão na roda e facilita nossos dias.

Mas, como nós somos do time fashion junkies, precisamos de truques, itens e acessórios que dêem um up em nossos looks básicos, trazendo muita informação de moda e personalidade. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos este guia para você com dicas de combinações e sapatos infalíveis que toda mulher básica tem que ter no armário para quando quiser elevar o nível da produção. Vem com a gente!

Leia também: Como escolher bolsas que combinam com tudo? Dicas e inspirações

O que é o estilo básico? 

O estilo básico, também chamado de natural, é um dos sete estilos universais e transmite casualidade, praticidade, jovialidade, energia e simplicidade.

Suas principais características são:

  • peças curingas;
  • tecidos de boa qualidade;
  • cores neutras;
  • modelagens que não marcam o corpo;
  • shape reto;
  • estampas clássicas;
  • roupas lisas e com poucas informações;
  • comprimentos menos arriscados.

Nos pés, seguimos a mesma linha. Os sapatos são modelos clássicos, versáteis e atemporais e, claro, devem ser extremamente confortáveis.

Já as mulheres amantes desse estilo são mais discretas e prezam pela praticidade. Porém, não se engane, mesmo sendo mais básica, a beleza, elegância e personalidade também estão presentes nas produções.

looks básicos ideias

Quais as cores e estampas para quem tem o estilo básico? 

Quem prefere o estilo básico, pode se jogar nos tons neutros, como preto, branco, bege, cinza e nude. Tanto nas roupas, como também nos calçados e bolsas.

Contudo, também dá para aderir a outras cores e manter o visual bem clean. Os tons terrosos, como terracota, caramelo e marrom, bem como o verde musgo e azul escuro,  também funcionam muito bem nas produções mais básicas.

Assim, dá para criar produções igualmente práticas, mas com um toque de personalidade e modernidade.

Já as estampas são mais discretas e trazem praticidade ao se vestir, como é o caso do xadrez, vichy, poá e listras.

Quais as peças-chave para um look básico?

Criar looks básicos para o dia a dia pode ser muito mais fácil se você contar com algumas peças-chave para esse tipo de combinação, como:

  • calça jeans;
  • calça de alfaiataria;
  • pantalona;
  • shorts ou saia jeans;
  • camisa social branca;
  • t-shirts básicas e lisas;
  • regata de alça fina;
  • blazer;
  • tricôs;
  • trench coat;
  • jaqueta jeans;
  • vestidos leves e fluidos sem estampa ou estampa minimal.

Looks básicos que nunca saem de moda

As coordenações de roupas são simples e práticas, portanto, você não terá grandes dificuldades na hora de procurar algo para vestir. 

Ainda assim, é possível realizar produções incríveis e bem montadas com peças básicas. Desta forma, você deixa o look mais estiloso e surpreendente. Veja como:

Jeans + t-shirt 

Entra ano e sai ano, esse combo segue infalível para as amantes da produção básica, e há sempre um espaço no nosso closet para esses dois itens.

Contudo, para fugir do óbvio, você pode optar por outros tipos de calças, como baggy, mom, wide leg ou flare, colocar a t-shirt para dentro da calça, adicionar um cinto e finalizar com uma bolsa transversal

Sobreposições 

Um truque simples para deixar a produção mais estilosa é a sobreposição. Adicione em seu look um blazer, uma camisa aberta ou um kimono, por exemplo, e seu visual terá mais personalidade.

Algumas ideias de sobreposição para testar já:

  • t-shirt + shorts jeans + blazer;
  • suéter + camisa + calça jeans;
  • camisa aberta + regata + jeans;
  • colete de alfaiataria + camiseta ou regata + calça social.
look básico sobreposições

Preto & Branco

As produções P&B são clássicas, estilosas e são super fáceis de criar, afinal, a margem de erro ao combinar essas duas cores básicas é praticamente nula.

É uma aposta certeira para o office look, para produções casuais e até para festas à noite. Se jogue sem medo ao combinar duas peças ou use uma peça única que une os dois tons opostos, como um vestido bicolor.

Quais sapatos usar para o estilo básico? 

Outro truque para deixar a produção básica mais arrasadora é investir nos sapatos certeiros. Eles dão um up no visual em poucos segundos!

Então, veja só cinco opções incríveis para complementar sua produção:

Tênis de plataforma atualizando o estilo básico

Foto modelo alfaiataria e tenis plataforma - dando um up no estilo basico
Fonte: Pinterest | Tenis Plataforma

O tênis de plataforma é infalível para deixar aquele look básico com mais informação de moda, além de elevar o nível da produção. O item de footwear serve tanto para dar um up no look básico, como para trazer produções sofisticadas em um mood mais casual. 

Mocassim

Foto menina saia e tshirt basica com um mocassim de atitude incrementando o visual basico
Fonte: Pinterest | Mocassim

Quer um sapato que transforma magicamente um look básico em uma produção hiper sofisticada e descolada? Invista no mocassim chuncky! O sapato mais chique de todos os tempos conversa perfeitamente com todos os estilos e ocasiões e é uma mão na roda quando não sabemos o que vestir. E um plus: pode reparar… ele está nos pés das fashionistas mais antendas por aí.

Clogs trazem atitude ao estilo básico

foto mulher com clogs
Fonte: Pinterest | Clogs

As clogs talvez não sejam para todos os gostos, mas o sapato polêmico com inspirações setentistas está aos poucos voltando a dominar o street style! Após um tempinho de hiato, pode acreditar que elas chegaram com tudo e são certeiras na hora de levantar aquele look mais simples. 

Bota Western

Foto mulher se olhando no espelho vestidinho e bota western incrementando o look basico
Fonte: Pinterest | Bota Western

Provavelmente o maior hit do mundo do footwear dos últimos anos, a bota western já virou um item indispensável em nosso guarda-roupa, né? Além de mega descolada e perfeita para todas as estações, a bota transforma qualquer look em uma super produção. Use também com vestidos e veja o efeito super moderno!

Mule de salto

Foto mulher com calca de sarja e tshirt branca com um mule de salto, o favorito das fashionistas
Fonte: Pinterest | Mule de salto

Os mules de salto são basicamente sandálias que não possuem amarração na parte de trás, trazendo toda informação de modelagem e design na parte frontal e no salto. O item virou um favorito das fashionistas com estilo preppy nos últimos meses, se mostrando eficaz na hora de deixar os looks do dia a dia mais sofisticados, principalmente quando falamos de office look. 

Conclusão

Como vimos, o estilo básico é perfeito para mulheres que prezam pelo conforto e pela praticidade em sua rotina. O lema da vez é “menos é mais”!

Agora, para dar mais charme à produção, você já sabe o segredo: aposte nos calçados que apresentamos neste artigo. 

Quer saber onde encontrar todos os sapatos fashionistas que citamos acima? Corre para nosso e-commerce e mergulhe nas diversas opções <3 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *