Início » Blog » Moda » Look para casamento: dicas incríveis para você arrasar!

Look para casamento: dicas incríveis para você arrasar!

  • por
  • Moda
look para casamento

Você sempre fica em dúvida quando é hora de escolher um look para casamento? Difícil encontrar uma mulher que nunca tenha passado por isso! 

Afinal, são muitos detalhes que precisam da sua atenção quando chega o convite para uma cerimônia tão especial.

Qual vestido ideal para cada tipo de casamento? Como seguir o dress code corretamente? E qual sapato é a melhor opção? 

Calma! Sabemos que são muitas dúvidas passando pela sua cabeça, mas, neste artigo, vamos esclarecer todas elas, combinado? Então, siga com a gente!

Saiba como combinar roupas e acessórios sem errar no look

Como montar o look para casamento? 

Primeiro de tudo, você precisa ter em mente que não existem regras específicas para montar um look de casamento. 

Cada ocasião possui suas próprias características e, portanto, exige um determinado tipo de vestimenta. Por exemplo, há cerimônias que pedem por brilho e glamour, enquanto outras combinam mais com produções leves e simples.

Por essa razão, na hora de escolher a produção do dia, atente-se a esses detalhes para não errar no visual:

Dress code do casamento

Algumas vezes, os noivos indicam o dress code do evento no convite e é importante respeitá-lo ao compor seu look para casamento.

Você já checou se há alguma indicação do tipo? Geralmente, são utilizados os seguintes termos:

Traje esporte fino

Trata-se de um evento formal. As roupas devem ser elegantes, um pouco mais sérias, mas ainda há espaço para manter um ar levemente descontraído.

Vestidos, tailleurs encorpados, macacões sofisticados, pantalonas de alfaiataria e blusas bem trabalhadas são as pedidas da vez. Joias e bijus podem ter mais destaque nas produções.

O salto alto não é obrigatório. Dá para usar outros tipos de salto menores, como salto blocado e kitten heel.

look casamento esporte fino

Traje social ou passeio completo

Esse é o dress code mais utilizado em festas de casamento e é sinônimo de sofisticação. Terninho, vestidos curtos e longos em tecidos mais nobres, combinados com sapato de salto alto e bolsas pequenas, dão o toque elegante necessário para a ocasião.

casamento look traje social

Traje à rigor ou black-tie

O mais sofisticado de todos os trajes, geralmente adotado em casamentos de gala ou luxuosos.

Pede produções dignas de red carpet! Vestidos longos com tecidos finos, detalhes elegantes, pedras preciosas e joias fazem parte da composição. O salto alto é indispensável!

look casamento black tie

Horário

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o horário da cerimônia. Afinal, o look para casamento diurno deve ser diferente das cerimônias noturnas.

Casamentos de dia

Em um casamento que ocorre durante o dia, a leveza é o melhor caminho. Dê preferência a tons alegres ou suaves, como rosa, laranja, lilás, azul, verde e tons pastel, e deixe de lado cores mais escuras, como azul marinho e bordô.

Também está liberado usar estampas pequenas e delicadas. Assim, o visual fica mais romântico, sem perder a elegância.

Nos pés, o salto grosso é a melhor opção! E dá até para inovar e deixar o visual super cool com um salto ampulheta.

look para casamento dia

Casamentos à noite 

Agora está liberado vestidos mais elegantes e cores escuras, até mesmo o preto. Texturas, transparências, bordados e brilhos entram em cena, assim como acessórios mais chamativos e clutches.

Quer ousar no look, mas ao mesmo tempo deixar a produção leve? Invista no decote nas costas. É uma tendência que amamos e o look para casamento fica incrível!

Para complementar a produção, aposte no queridinho salto fino. Scarpins nudes ou metalizado, sandálias de tiras e sapatos com detalhes em pedraria trazem glamour ao visual.

look casamento noturno

Local do casamento

Até mesmo o local onde será realizada a cerimônia matrimonial deve ser levada em consideração na hora de compor o look para casamento: 

Salão de festa ou hotel

Se o espaço for mais sofisticado, vestidos de festa longo e sapatos de salto alto são escolhas perfeitas. Para cerimônias mais simples, roupas sociais e comprimento midi são boas pedidas.

look casamento salão

Igreja 

Na igreja, o indicado é considerar roupas que não sejam tão decotadas, curtas ou com fendas profundas. Optar por um traje esporte fino ou social não tem erro. Considere também como será o evento após a cerimônia na igreja.

Praia 

Nesta ocasião, vestidos leves e fluidos, peças coloridas, estampas alegres e comprimentos curtos e midis caem perfeitamente bem.

Em cerimônias pé na areia, dá até para liberar o salto fino e apostar em uma anabela, saltos baixos ou grossos.

Campo ou ar livre

Para esse tipo de cerimônia, opte por peças leves e frescas, mas elegantes. Lembre-se que um casamento ao ar livre não é sinônimo de informalidade. 

A dica é optar por saltos grossos ou anabelas, que dão mais segurança ao se deslocar na grama e até para andar bastante. Afinal, esses locais costumam ser grandes, então pode ser necessário andar mais.

Quer deixar o look super cool? Aposte em um macacão de tecido leve e fluido com modelagens sofisticadas.

look casamento ao ar livre

Look para casamento no civil

Já o casamento no civil, seja seguido ou não de almoço ou jantar dos noivos, é um evento mais simples, então um traje esporte fino já é suficiente para arrasar.

Vestidos midis e curtos, modelagem tubinho e peças de alfaiataria são alternativas interessantes para a ocasião.

Nos pés, fique com saltos baixos. Um scarpin de salto quadrado, sandália blocada ou até mesmo uma sapatilha de bico fino completam o visual com estilo e bom gosto.

look para casamento no civil

Extra: Look para casamento no inverno

Para se esquentar do frio, que tal um vestido longo e de manga longa? São super elegantes e estiloso. Pashminas, lenços e faux fur (casacos elaborados) também ajudam a complementar o traje com sofisticação.

look para casamento no inverno

Aproveite para conferir: Sapato para usar com vestido: 10 combinações incríveis!

Conclusão

Como vimos, para montar um look para casamento à prova de erros você precisa se atentar ao dress code e também aos detalhes da cerimônia, como horário, local do evento e clima do momento. Com isso, você conseguirá fazer uma escolha impecável e, claro, elegante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *