Início » Blog » Moda » Estilo Tradicional: o clássico nunca sai de moda!

Estilo Tradicional: o clássico nunca sai de moda!

estilo tradicional ou clássico

O estilo tradicional, também conhecido como clássico, é composto por roupas mais sóbrias e atemporais. Shapes retos, linhas, peças de alfaiataria e itens minimalistas são elementos-chave da vez!

Se você gosta de ser mais discreta ao se vestir, mas ao mesmo tempo deseja garantir um visual impecável, se ama a praticidade e o conforto no dia a dia, então esse estilo é perfeito para você!

Quer conhecer mais sobre o estilo, saber como explorar combinações e se vestir bem de forma clássica? Vem com a gente!

Seu estilo é básico? Tenha esses 5 sapatos no seu armário e transforme todos os seus looks!

Como é o estilo tradicional? 

O estilo tradicional é um dos sete estilos universais, conceito criado por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, no livro “Style Source, a teoria dos 7 estilos universais”.

Nesse estilo, as peças clássicas são predominantes, como blazers, camisas, blusas minimalistas, saias lápis e calças de alfaiataria.

Esses itens simplesmente não podem ficar de fora do closet da mulher tradicional, e garantem praticidade na hora de criar produções. Isso porque são fáceis de combinar, o que ajuda na hora de montar looks.

Já as mulheres com este estilo transmitem uma imagem de seriedade, discrição e, em certo ponto, conservadora. Também há um ar formal e elegante em suas produções!

Elas são adeptas da praticidade e da simplicidade na rotina. O lema da vez é: “menos é mais”. Não seguem modismos e tendências, mas se jogam em itens atemporais que nunca saem de moda.

Justamente por preferirem roupas atemporais e apreciarem um visual impecável, prezam pela qualidade dos produtos que irão adquirir. Não ligam de pagar mais por um item que irá durar anos.

características do estilo tradicional

Quais as principais características do estilo tradicional? 

Agora que já conhece mais sobre o estilo tradicional e as características da mulher que se considera clássica na hora de se vestir, é hora de acompanhar as principais características para compor o seu visual:

Cortes Retos 

As mulheres clássicas amam roupas formais e discretas. Por essa razão, os cortes predominantes são retos e simples. As roupas são lisas e possuem poucos detalhes.

Contudo, é importante sempre se atentar ao caimento da peça, que deve ser impecável. Assim, as produções ficam atemporais, elegantes e sérias.

Por conta dessas características, o estilo é tão bem-vindo nos looks para o trabalho!

Tecidos de Alta Qualidade 

Como vimos, uma mulher clássica ama se vestir elegante. Para isso, é crucial priorizar peças de alta qualidade, fabricadas em tecidos nobres e fluidos.

Seda, tricô de seda, caxemira, lã de algodão, t-shirts de algodão premium, jersey e tecidos de alfaiataria mais estruturados ganham destaque!

Não seguem tendências 

A mulher tradicional não se importa com tendências. Muito pelo contrário, a base deste estilo são as peças clássicas e atemporais, que se mantêm em alta no mundo da moda.

Contudo, há um ponto de alerta. Se você não quer comunicar a imagem equivocada de um visual retrógrado ou sisudo, vale adicionar pequenas informações de moda no visual que estejam de acordo com as trends do momento.

Modelagens mais modernas, como uma camisa social com mangas bufantes, um ponto de cor no visual, um acessório ou calçado mais fashionista, por exemplo, são capazes de modernizar o visual sem comprometer as características do estilo tradicional.

Cores

Outro ponto essencial do estilo é a paleta de cores. Os tons predominantes também demonstram atemporalidade e praticidade. Logo, são neutros e considerados verdadeiros curingas nas produções!

Branco, bege, cinza, preto, azul marinho, vinho e creme são as melhores pedidas, e podem facilmente ser harmonizados entre si.

Mas nada te impede de dar um show e adicionar pontos de cores vibrantes no visual, basta saber combinar roupas e acessórios.

estilo clássico cores estampas

Roupas sem muita estampa 

Totalmente oposto do estilo criativo, o mood da vez são as estampas clássicas, discretas e não contrastantes, como risca de giz, xadrez, pied-de-poule, listras e vichy.

A grande vantagem de apostar nesses ícones atemporais é que, além de nunca perderem a popularidade, são fáceis de combinar e demonstram muita elegância.

Quais peças não podem faltar para que curte o estilo tradicional? 

Compor um visual clássico não é nada complexo, se você tiver em seu closet algumas peças essenciais do estilo. São elas:

Blazer 

É um item versátil, que pode ser usado tanto no ambiente corporativo, como também fora do trabalho.

Perfeito para complementar looks em qualquer ocasião, desde produções mais sérias, às casuais e até mesmo às mais ousadas.

Vestido Tubinho 

Possui corte simples, linhas retas e pode ser combinado com diferentes acessórios para usá-lo em diferentes ocasiões.

No trabalho, finalize a produção com um blazer e scarpin. Já em um jantar, é só apostar em acessórios sofisticados e uma sandália poderosa de salto alto.

Alfaiataria 

As peças de alfaiataria, como calças, shorts, blazers e saias, são duráveis e perfeitas para as amantes da elegância e praticidade.

O interessante é que quebram a barreira do dress code do escritório. Podem muito bem transitar em jantares, teatros e outros passeios casuais.

estilo clássico peças essenciais

Camisa branca

A camisa branca é outra peça indispensável, pois se adequa tanto a ambientes sérios, como pode transitar em produções casuais ao ser usada com outros elementos, como calça jeans.

Dica: Escolher peças com bordados, pregas e faixas elevam ainda mais o lado classic do look!

Sapatos clássicos

Os sapatos perfeitos para o estilo tradicional são os clássicos, daqueles que você compra e pode usar sempre. Algumas opções infalíveis em qualquer produção e ocasião são:

Bolsas Estruturadas 

Para finalizar a produção, não pode faltar as bolsas que combinam com tudo. Modelos estruturados em tons discretos, como preto, bege e marrom, não podem faltar. Textura croco, couro e matelassê também são queridinhos do estilo!

Leia também: O sapato ideal para usar com cada modelo de calça

Conclusão

Como vimos, o estilo tradicional é o mais clássico e atemporal de todos os estilos universais. É perfeito para quem ama praticidade e elegância no dia a dia!
Roupas sóbrias, cortes retos e tons neutros dominam o armário da mulher que segue o mood classic. Os elementos-chave são: blazers, alfaiataria, camisa branca, vestido tubinho, scarpin,  sandálias e bolsas estruturadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *