Início » Blog » Moda » Tipos de salto: conheça os tipos e descubra os mais confortáveis!

Tipos de salto: conheça os tipos e descubra os mais confortáveis!

Salto bloco, stiletto, plataforma, meia pata… São tantos tipos de salto que fica até difícil lembrar das características de cada um, não é mesmo? Então, imagine escolher um modelo para chamar de seu dentre tantas opções.

Se você é do time das que prezam pelo conforto, os saltos blocados e flatform são boas pedidas para seus looks. Agora, se você não dispensa a elegância de um bom sapato, o salto alto será seu melhor amigo.

Para te ajudar a escolher os melhores modelos de acordo com o seu estilo, eu preparei esse guia para você. Vem comigo!

Quais São os 13 Tipos de Saltos?

Você sabia que existem inúmeros tipos de salto? Por isso, é normal ter dúvidas sobre qual escolher na hora de fazer suas compras.

Para tirar suas dúvidas e te ajudar a escolher seus favoritos, vou te apresentar os 13 principais modelos:

Salto Anabela

Dentre os tipos de salto, esse é um dos mais confortáveis e estáveis. O salto segue por todo solado do sapato, sendo mais fino na parte traseira. 

São perfeitos para o dia a dia, tanto para usar em momentos de lazer, como também para o look de trabalho. Trazem boa estabilidade ao caminhar, são delicados e conferem um certo ar de elegância.

Salto Bloco

O salto bloco é mais robusto, bastante confortável (mesmo nos modelos mais altos!) e traz estabilidade ao caminhar.

Fica incrível em sandálias, que combinam perfeitamente bem em ocasiões formais, no office look e até em um jantar à noite com as amigas. Uma escolha bastante versátil, que faz do modelo um dos queridinhos entre as mulheres.

Salto Cone

Como o próprio nome sugere, o salto cone tem um formato mais largo no calcanhar e fica mais fino na base. Ele não é tão alto e possui estilo versátil, por isso, pode ser usado no office look e em produções mais informais.

Os modelos fechados que recebem esse tipo de salto são boas pedidas para ficar elegante e confortável no trabalho.

Geralmente, está presente em sandálias, scarpins e botas, que inclusive são tendências para os dias mais frios do ano.

Salto Plataforma

Esse é um dos tipos de salto que consegue combinar bem altura e conforto. Por essa razão, é um dos queridinhos das apaixonadas por salto alto. 

Neste modelo, o salto envolve todo o solado do sapato, o que traz muita estabilidade e conforto. Ele é o favorito para espadrilles e sandálias com detalhes em corda ou palha, que são a cara do verão e ideais para looks mais casuais.

Sandália Anabela Bico Quadrado Palha Trançada Sunset Laranja | Mya Haas

Salto Fino

Praticamente todas as mulheres possuem ao menos um sapato de salto fino. É um modelo clássico, muito usado em ocasiões especiais. Na maioria das vezes, está presente em scarpins e sandálias.

O salto é fino e, geralmente, possui a mesma cor do sapato. É mais baixo e mais firme que o salto agulha. Também é mais elegante e delicado que outros tipos de salto, como o bloco e o meia pata.

Salto Meia Pata

É um modelo similar a plataforma, porém a sustentação fica na sola frontal e não na traseira do sapato. Ele pode estar presente tanto em plataformas, como também em saltos finos.

Super tendência dos anos 2000, o salto meia pata permite utilizar saltos mais altos, mas com muito conforto. Perfeito para quem precisa ficar longas horas de salto!

Kitten Heel

É um salto mais baixo e fino que possui de 3 a 6 cm, também chamado de salto Sabrina. São elegantes, práticos e confortáveis!

O modelo se popularizou na década de 1950, por conta do filme Sabrina, em que a atriz Audrey Hepburn utilizou um scarpin feito exclusivamente para o longa, já que ela era mais alta que os atores com quem contracenava.

Desde então, esse tipo de salto está presente em diferentes looks, dos clássicos aos modernos. Originalmente, era usado apenas em scarpins, mas já pode ser encontrado em sandálias e mules. 

Salto Rasteiro ou Flat

Como o próprio nome já diz, trata-se de um modelo que não possui salto. É extremamente confortável e, muitas vezes, é considerado despojado. Por isso, é mais indicado para looks informais.

Contudo, novos modelos de calçados flat vieram para provar que é possível não usar salto e ainda assim conquistar looks sofisticados.

Rasteira Hera Tira H Branco | Mya Haas

Esse é o caso das mules flats e das sapatilhas slingbacks, que são trends que vieram para ficar e perfeitas para dar um up em suas produções.

Salto Anabela

Já o salto anabela é uma mistura de salto fino e de plataforma, quase em formato triangular. O salto se inicia a partir da curvatura da planta do pé, enquanto na frente não possui nenhuma elevação.

O modelo é bastante usado em sandálias para o verão e a aposta da vez são as versões coloridas, feitas com materiais naturais, como palha e madeira.

Salto Geométrico

As fashionistas amam esse tipo de salto, que é sucesso no street style internacional! Além de serem super confortáveis, eles conseguem deixar qualquer look mais descolado.

Perfeito para dar um up na produção basiquinha, de jeans com camiseta. Geralmente, o salto geométrico é usado em sandálias, scarpins e botas.

Salto Stiletto

Também conhecido como salto agulha, é um salto muito alto e bem fino, geralmente encontrado em scarpins e sandálias. São perfeitos para criar produções mais ousadas ou sofisticadas.

É um dos tipos de saltos mais elegantes que existe, porém, costumam ser os mais desconfortáveis também. É perfeito para quem não dispensa uns centímetros de altura a mais e muita sofisticação. 

Salto Tratorado

Também chamado de solado tratorado, é um tipo de salto que possui pequenas depressões na sola, bem estilo pneu de trator, muito presente em coturnos.

O modelo traz um ar mais esportivo ao sapato, que é ideal para produções hi-lo (do termo “high-low”, que significa alto e baixo). O estilo consiste em misturar peças luxuosas com roupas básicas ou esportivas.

Coturno Feminino Tratorado Liberty Off White | Mya Haas

Salto Flatform

Outro tipo de salto que ganhou a rua e está muito presente nos looks das fashionistas é o flatform. Presente em sandálias, tênis e botas, ele é perfeito para quem busca conforto e alguns centímetros a mais.

O modelo possui um salto reto no estilo plataforma. Por isso, o uso das palavras em inglês flat (“plano”, em português) e form (“forma”). 

Qual o Tipo de Salto Mais Confortável?

Para fazer as melhores escolhas para o dia a dia, também é preciso considerar o conforto de cada sapato. Afinal, modelos confortáveis te ajudarão a evitar complicações para a saúde dos seus pés e até da sua coluna.

Os tipos de salto mais confortáveis são aqueles mais baixos ou grossos, que conferem mais estabilidade e segurança para caminhar, como o kitten heel, o cubano, os blocos e as plataformas.

Se você usa salto todos os dias, prefira os modelos baixos, de até 6 cm. Assim, o peso do corpo fica melhor distribuído por todo o pé.

Agora, se você não resiste a um saltão, é interessante intercalar durante a semana o salto fino com versões mais baixas e confortáveis para os pés descansarem.

Como Escolher o Melhor Sapato de Salto?

A escolha do melhor salto alto dependerá do seu estilo e também dos seus objetivos com o sapato.

Por exemplo, se você for criar produções mais informais para o dia a dia, um salto plataforma ou flatform é uma boa pedida para criar looks despojados e cheios de estilo.

Agora, se precisa estar mais arrumada para alguma ocasião que exija formalidade, seja uma reunião importante ou evento noturno, o salto fino é a escolha certa.

Se você trabalha em um ambiente formal, o kitten heel é uma ótima alternativa para conquistar um visual social e se vestir elegante, sem abrir mão do conforto.

Em empresas que não exigem vestimentas sociais, você pode se jogar nos diversos modelitos de sapato que conferem elegância, conforto e modernidade.

Qual Scarpin Mais Confortável?

A boa notícia é que é possível usar um lindo scarpin de salto alto, sem ficar com dores nos pés.

Para isso, o ideal é dar preferência para modelos que tenham sola interna acolchoada e que não pressione o calcanhar, o pé ou dos dedos. O material também deve ser maleável, quanto você dobrar os dedos, deve sentir o tecido ceder um pouco.

Outra dica é colocar uma palmilha de silicone dentro do sapato. Além de ajudar a equilibrar a altura, também deixam o andar mais confortável. 

Quanto mais grosso o salto, melhor o peso do corpo é distribuído sobre o calcanhar e há menor risco de torcer o pé.

Scarpins de salto grosso são elegantes e nas versões nudes são perfeitos para alongar a silhueta Vale investir!

salto para o trabalho tipos de saltos

Qual o Melhor Salto Para Trabalhar?

Escolher o que vestir para trabalhar pode ser um dilema para muitas pessoas e com o sapato não é diferente. 

Afinal, no trabalho, a aparência é muito importante, especialmente em empresas que exigem vestimentas formais. Porém, você não pode esquecer do conforto.

Então, quais são os melhores tipos de salto para o ambiente corporativo? Basicamente, a escolha do calçado irá depender do local em que você trabalha e da sua função. 

Se na sua empresa o uso do salto alto for obrigatório, o ideal é usar sapatos de salto baixo, de 2,5 a 6 cm, de preferência de saltos um pouco mais grossos. Também é importante que o modelo seja mais fechado, sem aparecer muito o calcanhar e os dedos.

Se não houver essa exigência, você pode utilizar modelos diversos, como sapatilhas, oxfords, mules e mocassins, especialmente em tons mais sóbrios.

Os saltos bem altos, tipo agulha, devem ser usados apenas por pessoas que não precisem ficar muito tempo em pé para desempenhar suas funções.

Agora, quem trabalha em pé, em segmentos mais casuais, o mais indicado são os sapatos sem salto e fechados.

Além disso, lembre-se que a aparência do sapato é tudo na hora de completar o look. Ele deve estar em boas condições de conservação e limpeza. Por isso, priorize comprar modelos de qualidade.

Looks Para Combinar com Diferentes Tipos de Salto Alto

Agora que você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de salto alto, vamos conhecer algumas produções para você usar e abusar?

T-shirt + Calça Jeans

O salto alto dá mais glamour ao look, mesmo quando você opta por uma combinação basiquinha, como t-shirt e calça jeans. Adicionar um cinto à produção deixa o visual mais estiloso. 

look salto alto calça jeans tshirt

Saia Plissada e Scarpin

Para as românticas de plantão, essa é uma combinação perfeita. O visual fica delicado e bastante feminino, ainda mais quando há presença de cores pastéis e estampas florais.

look salto saia plissada

Camisa e Calça Social

A combinação de camisa e calça social pede por um bom salto alto para transmitir o máximo de formalidade, como o scarpin, uma escolha clássica e sem erro.

Para dar um ar mais moderninho ao look, opte por modelos diferenciados, como um scarpin com tornozeleira corrente.

look social com salto alto

Quais São os Tamanhos Mais Comuns de Salto?

Os saltos podem ser classificados em três tamanhos: alto, médio e baixo. Conheça cada um deles:

Salto Alto

O salto alto possui 8,5 cm ou mais. Os mais finos são perfeitos para ocasiões formais, enquanto os mais grossos acompanham looks do dia a dia.

Salto Médio

Já o salto médio possui entre 6 e 8,5 cm. Indicados para aqueles dias que você quer dar um toque sofisticado ao visual, mas sem abrir mão do conforto. São perfeitos para os dias de trabalho!

Salto Baixo

Por fim, ainda há o salto baixo, que possui de 2,5 a 6 cm. São modelos ideais para quem busca por looks muito confortáveis. 

São mais indicados para ocasiões informações. Porém, há tipos de salto mais elegantes que funcionam bem em situações que pedem mais formalidade, como o kitten heels.

Conclusão

Agora que você já conhece os diferentes tipos de salto e sabe quais as melhores opções para cada ocasião, fica mais fácil acertar nas suas produções do dia a dia. 

Independentemente de quais são seus sapatos favoritos, é importante comprar modelos que sejam confortáveis e de qualidade, como os da Mya… lógico 🙂

Assim, você pode usar e abusar dos sapatos queridinhos e consegue ir ainda mais longe com seus saltos!

Conheça agora mesmo a coleção completa de sapatos da Mya e se encante com nossos modelos!

2 comentários em “Tipos de salto: conheça os tipos e descubra os mais confortáveis!”

  1. Pingback: As tendências do passado que estamos usando e desejando em 2021

  2. Pingback: Sapato para usar com vestido: 10 combinações incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *