Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Tipos de sapatos femininos: 10 modelos que você PRECISA ter!]

Tipos de sapatos femininos: 10 modelos que você PRECISA ter!]

  • por
  • Moda
tipos de sapatos femininos

Uma das melhores coisas sobre a moda feminina é que existe uma variedade incrível de peças para serem combinadas com cada estilo e ocasião. 

São diferentes tipos de sapatos femininos, roupas e acessórios para soltar a imaginação e expressar a personalidade de forma única. Se focarmos apenas nos calçados, então, a diversidade é ainda maior. 

Por isso, é importante conhecer os modelos disponíveis por aí, a fim de encontrar as opções que mais se adequam ao seu dia a dia e ao seu gosto pessoal.

Também é interessante aprender alguns truques para aliar conforto e estilo; afinal, ninguém precisa acumular 50 tipos de calçados diferentes no armário para conseguir diversificar os looks. 

Quer conferir nossas dicas? Continue acompanhando a seguir e aprenda como combinar o look com sapatos confortáveis e estilosos!

Tipos de sapatos femininos: quais os 10 principais?

Apesar de existir uma infinidade de modelos, você não precisa comprar todos os pares de sapatos que encontra pela frente.

Sabemos que sempre há uma novidade nas vitrines das lojas e, às vezes, é muito difícil ignorá-las.

Contudo, somente alguns tipos são, realmente, essenciais no seu guarda-roupa e podem ser combinados facilmente com qualquer ocasião.

Veja abaixo as dicas de sapatos femininos que você precisa ter no armário. 

1. Sandália

Se você buscar por “tipos de sapatos femininos fotos” na Internet, com certeza encontrará imagens das sandálias nos primeiros resultados.

Elas costumam deixar alguma parte do pé à mostra — dedos, peito ou calcanhar — e são excelentes opções para quem tem baixa estatura, pois alonga a silhueta.

 Entre as opções mais conhecidas, estão a sandália gladiadora, plataforma, com salto fino ou grosso. 

sapatos sandália e sapatilha

2. Sapatilha

Vinda a partir dos calçados utilizados pelas bailarinas, as sapatilhas dão um toque de delicadeza ao visual, o deixando mais romântico.

Normalmente, elas deixam o peito de pé à mostra e não possuem salto. Trata-se de um modelo confortável e versátil, ótimo para usar no dia a dia. 

3. Tênis

Principal opção entre os tipos de sapatos masculinos, os tênis também são os favoritos entre as mulheres por oferecerem conforto, versatilidade e casualidade ao visual.

Surgem nos estilos urbanos — perfeitos com shorts, vestidos ou calças jeans — e esportivos para a prática de atividades físicas. 

tipos de sapatos femininos fotos

4. Scarpin

Entre os tipos de sapatos sociais femininos, os scarpins fazem sucesso desde o final da década de 1940 e são considerados um grande clássico.

Apesar de terem um visual mais elegante — sapato de salto alto, bico fino e que deixa o peito de pé à mostra — combina muito bem com trajes formais, para aquela entrevista de emprego, ou com roupas casuais e festivas. 

5. Coturno

Mais uma opção entre os tipos de sapatos femininos, o coturno é um modelo de bota inspirada nos calçados militares.

Sendo assim, apresentam um visual mais robusto, com amarração em cadarços. Não possuem salto e conferem um look bem despojado, especialmente se combinados com calças e shorts. 

sapato feminino mule coturno

6. Mule

Podem ser abertos ou fechados, com salto ou sem. O fato é que os sapatos mule unem a versatilidade das sandálias com o conforto das sapatilhas. São ótimas opções para quando você não quer um visual sofisticado demais e nem básico demais. 

7. Oxford

O sapato oxford feminino foi inspirado nos modelos masculinos, sendo a mistura perfeita entre o calçado social e o tênis. Não deixam nenhuma parte do pé à mostra, somente os tornozelos.

Podem ser encontrados com e sem salto, lisos ou com estampas. De todo modo, o oxford é um calçado que trará elegância e sofisticação para qualquer look que experimentar. 

oxford botas sapatos femininos

8. Bota

Independentemente da altura do cano — curto, médio ou alto — as botas são sapatos coringas em dias frios e chuvosos, mas também conferem bastante estilo aos looks de verão.

Além disso, são práticas, chiques, mas ao mesmo tempo versáteis para combinar com vestidos e looks fechados. 

9. Rasteirinha

Entre os diferentes tipos de calçados de A a Z, as rasteirinhas são ideais nos dias quentes de verão. São um pouquinho mais sofisticadas que os chinelos e oferecem o mesmo conforto que as sapatilhas.

Ficam muito bem com saias longas, vestidos, shorts e podem ser encontradas em couro, com detalhes em pedraria e strass. 

sapatos sandália e sapatilha

10. Mocassim

Outro modelo inspirado nos calçados masculinos, os mocassins são como uma sapatilha para usar no trabalho. Ou seja, são ótimos para aqueles dias em que o visual precisa de mais elegância, mas usar salto alto não é uma opção viável. 

As principais regras para combinar tipos de sapatos femininos

Depois de conhecer os principais modelos para se ter no guarda-roupa, você precisa saber como combinar os sapatos em cada ocasião.

Para ter sapatos femininos que combinam com tudo, é importante analisar seu estilo pessoal, seu ambiente de trabalho, os lugares que mais frequenta e sua rotina diária. Dessa forma, evitará comprar algo que raramente usará, além de economizar seu dinheiro.  

Descubra quais tipos de sapatos femininos combinam com seu estilo!

Para aprender, na prática, como escolher os pares de sapato ideal para você, vamos detalhar as sugestões que mostramos acima:

Considere seu estilo de vida

Como explicamos nos tópicos anteriores, nem sempre o modelo mais bonito é o que mais se encaixa na sua rotina. Por isso, analise com cautela suas atividades diárias; se costuma trabalhar o dia inteiro em pé e raramente sai à noite, é melhor investir em mais mocassins, sapatilhas ou mulês em vez de scarpins e botas de salto fino.

Defina seu estilo pessoal

Além de considerar sua rotina, também leve em consideração seu estilo pessoal. Você é uma pessoa mais romântica, sofisticada, despojada ou casual? Prefere pelas mais simples e práticas ou gosta de roupas bem elaboradas e delicadas? 

Caso goste do estilo romântico, as sapatilhas com laço e pontas arredondadas são uma ótima escolha. Mas, caso seja uma pessoa com perfil clássico, os modelos atemporais, como o scarpin e as sapatilhas de bico fino fazem mais sentido. 

Conclusão

Os diferentes tipos de sapatos femininos atraem os olhares de muitas pessoas. Porém, como já deixamos claro por aqui, o melhor a se fazer é escolher modelos coringas para montar looks diversificados, em vez de ter um armário lotado de peças que jamais usará. Então, seja realista e leve em conta seu estilo de vida para selecionar as opções adequadas. Depois de conhecer tudo sobre os principais modelos de sapatos, saiba qual o sapato ideal para usar com cada modelo de calça e arrase no look!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.