Início » Blog » Moda » 7 Estilos Universais: quais são eles? Descubra qual combina mais com você!

7 Estilos Universais: quais são eles? Descubra qual combina mais com você!

os sete estilos universais blog da mya haas

Você já ouviu falar sobre os 7 estilos universais? E sabia que você não é um estilo único, mas sim uma misturinha de 2 ou 3 desses estilos?

Vem comigo que nesse post vou te explicar tudo sobre essa teoria para te ajudar a descobrir quais deles combinam mais com você e com a imagem pessoal que você quer passar ao mundo. 

Conhecer bem seu estilo e se vestir de acordo com quem você é ou quer ser é libertador e pode te transformar por completa, dando inclusive aquela dose extra de autoconfiança. Qualquer dose a mais é sempre bem-vinda, né?

Vamos descobrir juntas o estilo que te torna única?

Quais são os 7 Estilos Universais?

Os 7 estilos universais são:

  • Natural Esportivo
  • Tradicional
  • Elegante
  • Romântico
  • Criativo
  • Sexy 
  • Dramático Urbano

Cada um desses estilos tem características específicas e é representado por roupas, sapatos e acessórios próprios que transmitem uma mensagem única e diferente. 

Pense naquele scarpin preto poderoso de salto alto, ou naquele mule tomboy com pegada masculina. Ou então, aquele tênis confortável, mas cheio de tendências, que você ama usar. O que cada um diria sobre você?

Para entender melhor a teoria dos 7 estilos universais, é importante saber que 3 deles são estilos considerados base, enquanto os outros 4 são adicionais.

Ou seja, os 7 estilos estão divididos em:

  • Estilos base, que são os predominantes (Natural Esportivo, Tradicional e Elegante)
  • Estilos secundários (Romântico, Criativo, Sexy e Dramático Urbano).

O estilo predominante nos acompanha por toda a vida e é praticamente a forma como vemos o mundo e como queremos ser vistas. É a nossa verdadeira essência e, por isso, não mudam com o tempo. 

os estilos secundários não são fixos e dependem de como estamos nos sentindo em determinado momento das nossas vidas.

Ou seja, assim como nós evoluímos com o passar do tempo, nosso estilo também muda com a gente. Os estilos base predominam em nossas vidas, enquanto pincelamos os outros estilos de acordo com o momento que passamos.

Lembra que te contei lá no comecinho que você não é apenas um estilo, mas uma mistura entre 2 ou 3?

Nesse post, vou te contar tudinho que tem para saber sobre cada um dos estilos, te mostrando o que representam e quais peças do guarda-roupa traduzem melhor a mensagem que querem passar.

Quem criou os 7 Estilos Universais?

quem criou os estilos universais?
(Fonte: Pinterest)

As responsáveis pela criação dos 7 estilos universais foram as americanas Alyce Parsons e Mimi Dorsey. Tudo foi descrito no livro Style Source, a teoria dos 7 estilos universais ainda na década de 80.

Consultora de Imagem e Estilo há mais de 32 anos, Alyce Parsons desenvolveu o método PASS (Proportion Analysis / Style Selection), que deu origem aos estilos universais. Hoje é considerada uma das líderes na área e frequentemente é convidada a palestrar em grandes empresas e na mídia.

Já Mimi Dorsay, formada em administração de empresas na Califórnia, fundou a empresa Unique Image Design Consulting, e já ajudou milhares de pessoas a “descobrirem seu estilo e reconquistarem sua autoconfiança”

Juntas, as autoras do livro – que até hoje é referência para Consultores de Imagem no mundo todo – realizaram pesquisas extensas até chegarem nas combinações de estilos que melhor refletem a pessoa como um todo: suas atitudes, crenças, jeito de ser, estilo de vida e até humor.

Qual a importância de ter um estilo?

para quê ter um estilo universal?

O estilo vai muito além do look do dia e é, na verdade, a melhor maneira de expressar a sua personalidade, mesmo sem dizer uma palavra. Ter um estilo tem pouco a ver com o quanto você gosta ou acompanha o mundo da Moda.

Sabe aquele sapato que faz seu coração bater mais forte ou aquela roupa que sempre te chama a atenção na vitrine? Saiba que elas são muito mais do que simples acessórios para você usar. 

Elas são, na verdade, suas melhores ferramentas para mostrar quem você é e o que quer dizer ao mundo. Por isso é tão importante você se conhecer bem, ter consciência do seu estilo e saber escolher as peças mais certas para você.

Mais ainda, conhecer o seu estilo pode significar economia de dinheiro e de tempo! Será que te convenci agora? 

Ou seja, se você encontrar o seu estilo e comprar roupas realmente te representam, com certeza fará compras mais certeiras e, então (acredite!), levará muito menos tempo para escolher o look do dia.

E aí, é só dizer adeus ao “não tenho nada para vestir”. 

(Quando uma mulher diz “eu não tenho nada para vestir”, o que ela realmente quer dizer é “não tem nada aqui para quem eu quero ser hoje”)

Quem nunca se deparou com um guarda-roupa abarrotado, até com peças novinhas com etiqueta, e pensou: “não tenho nada para vestir”? Eu confesso que sim e, com certeza, mais de uma vez!

O momento de escolher o look do dia, que deveria ser algo prazeroso e rápido, muitas vezes se torna estressante e o motivo daqueles minutinhos de atraso na agenda. E nessa correria maluca que é a sua vida, imagino que esses minutinhos sejam mais que preciosos.

Mas qual o motivo de ter muito, mas sentir que não tem nada? 

Comprar de forma inconsciente e impulsiva, escolhendo roupas e sapatos não porque combinam com o nosso próprio estilo, mas porque achamos bonito na loja ou incrível em alguma outra pessoa. 

Outro motivo: não conhecer os 7 estilos universais (esse a gente já vai riscar da sua lista hoje mesmo, né?)

Que tal, então, rechear seu guarda-roupa só com peças que dizem quem você realmente é? 

Os 7 Estilos Universais

Mas calma, antes de sair comprando tudo por aí (quem dera!), vamos primeiro entender os 7 estilos universais e descobrir os estilos que te fazem sentir completa, ok?

Estilo Romântico

estilo romântico 7 estilos universais

O mais delicado e feminino dos 7 estilos universais, o estilo Romântico é representado por mulheres leves e doces.

As peças preferidas são: os vestidos fluidos, lisos em cores pastéis ou estampados com motivos florais ou lúdicos, como poá ou corações. Nos detalhes, predominam os babados, rendas, laços ou bordados delicados.

A silhueta desse estilo é de cintura marcada e alta, com um volume maior no tronco e nas pernas. 

Nos pés, as mulheres desse estilo amam sapatilhas delicadas, um scarpin clássico (de preferência de salto não muito alto), sandálias de tiras e rasteirinhas com detalhes em pérolas ou lisas em cores doces. 

Mulheres de estilo romântico dão valor a peças artesanais, orgânicas e até mesmo com uma leve pegada retrô.

Você se identificou com esse estilo? Então leve agora as sapatilhas mais lindas para acompanhar seus looks!

Estilo Clássico

estilo clássico dos 7 estilos universais

Qualidade e ótimo caimento são prioridades para as mulheres de estilo clássico, que buscam peças discretas, atemporais e duráveis para o seu guarda-roupa. 

As cores preferidas desse grupo são:

  • off white 
  • azul marinho 
  • verde escuro 
  • bege 
  • preto
  • cinza

E quando elas procuram estampas, optam pelas mais tradicionais e neutras, como:

  • risca de giz, 
  • pied-de-poule 
  • listras
  • xadrez clássico

No vestuário, as clássicas optam por roupas com corte reto, peças de alfaiataria como um blazer com o fit perfeito, camisas discretas e roupas mais estruturadas.

Nos pés, predominam os scarpins clássicos (principalmente lisos e de bico fino), com salto alto ou baixo, porém tradicionais. Elas amam mocassins sem muitos detalhes e, para o calor, sandálias com shape minimalista e atemporal.

Mulheres de estilo clássico têm gosto refinado e transmitem autoridade, organização e formalidade. 

Dentre os 7 estilos universais, será que o estilo clássico te representa melhor? Vejamos o próximo!

Estilo Casual | Esportivo | Natural

estilo casual esportivo 7 estilos universais

Mulheres do estilo Natural Esportivo buscam conforto em primeiro lugar. Elas são práticas, despojadas e descomplicadas. Mas isso não significa que andam por aí só de roupas de academia, ok?

As peças de vestuário que as fazem mais felizes são:

  • roupas em malha 
  • moletons 
  • camisetas 
  • calça e jaqueta jeans
  • modelagem básica e confortável. 

Para uma ocasião mais formal, optam por peças de alfaiataria com tecido leve, como camisas de viscose, linho e blazers mais alongados.

Sapatos que conquistam as mulheres de estilo natural esportivo são os tênis femininos, flatforms, sandálias anabelas de salto médio e outros modelos de sapatos com saltos confortáveis.

Quanto às cores, predominam as neutras, como bege e cinza, além de cores que denotam uma pegada natural, próprio de materiais como linho, ráfia, cortiça, juta, entre outros.

Você é do estilo despojado e prático?

Estilo Elegante

estilo elegante sete estilos universais

Às vezes confundido com o Estilo Clássico, o Estilo Elegante se diferencia por ter uma pegada mais requintada, sofisticada e com um leve olhar para informações de moda.

Mulheres desse estilo vestem-se com o look impecável da cabeça aos pés, combinando peças de qualidade e caimento perfeito em harmonia total. Assim como as mulheres de estilo clássico, elas priorizam durabilidade.

Roupas que as conquistam são, por exemplo, uma camisa de seda, um blazer de corte reto, calças de alfaiataria com tecidos nobres e calças jeans com material premium e durável.

Para arrematar o look, escolhem saltos altos em modelos de scarpins clássicos ou sandálias de tiras. Preferem sapatos em couro ou em tecidos como linho ou tweed. 

Quando querem pés no chão, optam por mules bico fino ou redondo com acabamento e calce perfeitos ou sapatilhas de bico fino. Para o frio, botas com aspecto mais chique, como botas de bico fino e salto fino médio ou alto.

Como acessórios, preferem jóias leves, relógios clássicos e bolsas estruturadas com shape reto. Modelos de bolsas médias em matelassê também integram bem o estilo das mulheres elegantes.

Você se identificou com este que é o mais refinado dos 7 estilos universais? Confira agora as melhores bolsas  para acompanhar os seus looks!

Estilo Criativo

estilo criativo 7 estilos universais

Como o próprio nome já diz, esse estilo é próprio das mulheres criativas, antenadas e que não têm medo de criar produções ousadas. É também uma combinação dos outros 6 estilos e a mais livre dos 7 estilos universais.

As mulheres desse estilo abrem o guarda-roupa e misturam, com confiança, cores, estampas, shapes e texturas de forma inusitada e marcante. Seu look do dia atrai olhares e transmite alegria, personalidade e criatividade.

Tanto no corpo quanto nos pés, as opções são infinitas e muito mais amplas do que nos outros estilos. Gostam de vestidos, saias estampadas, calça jeans, camisas coloridas e peças da tendência. 

Blazers e calças alfaiataria também são bem-vindos no guarda-roupa dessas mulheres, já que permitem compor looks incríveis quando misturados com peças românticas ou esportivas.

Nos pés, os sapatos ousados e diferentes ganham seus corações: sandálias com salto escultural, flatforms metalizados, sapatos que misturam texturas e materiais diferentes e até aquele tênis ousado da moda que outras passariam reto por não terem ideia de como usar.

As opções de sapatos são infinitas, já que a ideia do estilo criativo é justamente contrapor estilos para resultar em um visual super exclusivo.

Por exemplo, as mulheres de estilo criativo apostariam em mules e mocassins boyish style para serem contrastados com um look total feminino, ou então em coturnos para serem usados com vestidos leves.

Quanto maior a variedade de estilos de sapato e de roupa, mais livre ela se sentirá para criar looks exclusivos e cheios de personalidade.

Se você se sente mais completa e feliz quando cria combinações inusitadas no look do dia, essa seleção de  sapatos da tendência da Mya é para você! 

Estilo Sexy

stilo sexy 7 estilos universais

O estilo sexy e sensual é próprio das mulheres poderosas, com personalidade forte e que sabem usar o que vestem para valorizar o seu corpo. 

Mas não se engane: estilo sexy não é sinônimo apenas de decotes profundos e roupas para usar na balada.

As mulheres de estilo sensual não deixam de ser elegantes dentro de seu próprio estilo e sabem dosar muito bem as transparências, as roupas mais justas ao corpo e fendas de maneira que fiquem sensuais, porém não vulgares.

Quanto às cores, as mulheres desse estilo gostam de cores vibrantes e fortes, como vermelho, roxo e azul marcante, além do look total preto e o look total branco. Em estampas, transitam entre o animal print, sendo a oncinha a preferida, de longe, pelas brasileiras, a zebra e a cobra. 

Nos pés, as mulheres sensuais não dispensam o salto fino alto, sandálias de tiras finas que deixem mais pés à mostra e detalhes em vinil que dão o aspecto naked. Um item indispensável é a bota over-the-knee, com cano até acima dos joelhos para usar com vestidos curtos. 

Rasteirinhas de amarração também são as preferidas desse estilo, principalmente quando a ocasião pede um certo cuidado para não ficar “over”.

Você acredita que esse estilo expressa o que você quer falar para o mundo? Veja aqui os sapatos mais lindos que representam esse que é o mais sensual dos 7 estilos universais.

Estilo Urbano

estilo dramático urbano sete estilos universais

Estilo oposto ao Romântico, o estilo dramático urbano transmite a imagem de uma mulher forte, ultra moderna e ousada. 
Propositadamente, mulheres desse estilo optam por desconstruir um look, combinando sapatos pesados com jeans destroyed ou saias longas com uma jaqueta em couro preta. 

As roupas preferidas são camisetas estilo cropped, com estampa ou não, jeans mais larguinhos ou destroyed, jaquetas jeans e de couro, casacos volumosos e outras peças marcantes.

Nos pés, coturnos femininos conquistam essas mulheres, seguido de sapatos estilo Oxford e mules ou mocassins com pegada tomboy. Tênis femininos da moda também são bem-vindos, mas de preferência aqueles diferentes que poucas têm coragem de usar.

Dentre todos os 7 estilos universais, esse é, junto com o criativo, o estilo das mulheres mais antenadas e que gostam de acompanhar as tendências da Moda.

Será que você é a dramática urbana?

Como descobrir o seu próprio estilo?

como descobrir seu estilo?

Você é única e seu estilo também. Sua imagem pessoal é resultado de um dos 7 estilos universais predominantes, somado a um ou dois dos estilos secundários, dependendo do momento da sua vida.

Para descobrir o seu próprio estilo, nada melhor do que você se conhecer cada vez mais, entendendo o que você quer passar como pessoa e o que quer comunicar.

O que te representa? O que você quer expressar por meio da sua imagem pessoal? Uma mulher confiante? Divertida? Antenada? Ousada? O que te torna diferente e única em meio às mais de 7,8 bilhões de pessoas que existem no mundo? 

Ou mais simples até, como você e sua melhor amiga podem ter gostos parecidos, mas estilos distintos?

Isso que você acabou de fazer hoje é dar o primeiro passo para começar a se conhecer cada vez melhor, sabendo o que são os 7 estilos universais e como a roupa que você veste (e claro, o sapato que você calça!) tem o poder de dizer quem você é.

Conclusão

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre esse tema tão fascinante sobre Estilo e Imagem e que você tenha se encontrado em algumas partes deste post!

O seu primeiro passo está dado e agora o seu desafio será dar continuidade a esse exercício de autoconhecimento.

Comece olhando com calma seu guarda-roupa e, com os 7 estilos universais em mente, selecione o que fica e o que é candidato para o desapego da vez. Faça uma limpa no seu guarda-roupa e deixe apenas o que te faz realmente feliz e completa.

Com esse novo olhar com relação à Moda, repare também nos looks postados no Instagram e salve aqueles que conversam com o estilo que você acabou de descobrir em você. 

Faça o exercício contrário e repare naqueles que não te representam (possivelmente alguns deles você vai encontrar na sua seleção de desapegos) e evite colocar peças como essas na sua futura e mais assertiva wishlist.

Teste looks românticos e veja como você se sente. Arrisque-se então em um estilo urbano ou misture tudo e faça experimentos até que você se encontre em alguns desses estilos. Não tenha medo e saia com esses looks experimentais por aí para saber com quais deles você se sentiu mais confiante e feliz.

Vale também fazer um moodboard de looks inspiracionais no Pinterest, abrindo uma pastinha que você poderá olhar sempre que aquela frase te assombrar “não tenho nada para vestir”! 

Muita calma nessa hora e você verá que, aos poucos, o processo de se vestir de manhã passará a ser algo incrível, ao mesmo tempo que você se sentirá cada vez mais confiante com a maneira que você usa a Moda para se expressar.

E quando fizer a limpa também no seu shoe closet, conte com a sua amyga Mya para te ajudar a escolher sapatos e bolsas que realmente façam a diferença no seu estilo e na sua vida. Afinal, amigas são para esses momentos também.

Agora que você já sabe quais são os 7 estilos universais, confira todas as ofertas da Mya e garanta já o seu look para cada um dos estilos!

2 comentários em “7 Estilos Universais: quais são eles? Descubra qual combina mais com você!”

  1. Pingback: O que levar na necessaire: 12 itens indispensáveis para o dia a dia!

  2. Pingback: Sapato para usar com vestido: 10 combinações incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *