Pular para o conteúdo
Início » Blog » Moda » Tipos de botas: 11 melhores e como usar [Guia Completo]

Tipos de botas: 11 melhores e como usar [Guia Completo]

tipos de botas

Super versáteis, as botas podem ser encontradas em diferentes estilos para atender as necessidades de qualquer pessoa.

Nunca saem de moda e, por isso, é importante que você conheça os tipos de botas disponíveis no mercado, pois se trata de uma ótima peça coringa para se ter no guarda-roupa.

Porém, a variedade é tanta que fica difícil escolher o modelo ideal, qual é mais confortável ou como usar botas em ocasiões específicas, como uma reunião de trabalho.

Quer tirar essas e mais dúvidas sobre o assunto? Acompanhe a seguir e aprenda as 7 combinações de como usar o coturno feminino!

Tipos de botas: história desse sapato clássico!

No começo, as botas eram usadas quase que exclusivamente para andar a cavalo. Como os cavaleiros percorriam longas distâncias, precisavam de um calçado que fosse resistente às mudanças climáticas e aos diferentes tipos de solo.

Foi somente quando chegou aos Estados Unidos que as botas se popularizaram e viraram símbolo do estilo western

Ainda assim, não existiam muitos tipos de botas masculinas — principal público que usava esse sapato.

O cenário começou a mudar no auge do faroeste americano, no qual os artesãos confeccionavam botas de couro legítimo com esporas, a fim de dar mais conforto para os caubóis suportarem horas de cavalgada. 

Foi somente a partir de 1930 que as botas caíram no gosto popular de verdade e passaram a ser fabricadas em massa, inclusive para as mulheres. Hoje, as variações de botas femininas ultrapassam os modelos masculinos. 

Tipos de botas: 11 mais comuns e como usar!

Agora que você já conhece um pouco sobre a história das botas, vamos te mostrar os principais modelos e suas características.

No geral, elas são divididas entre botas sem salto, com salto, de cano curto, médio e longo. A partir disso, os diferentes estilos são distribuídos nessas categorias.

Veja abaixo quais são eles. 

1. Bota montaria

bota montaria

Originalmente, a bota montaria era utilizada por praticantes de hipismo. Por essa razão, apresenta características bem parecidas com as dos calçados usados pelos esportistas — cano longo e fivela. 

Hoje, ganhou popularidade por ser versátil e combinar com os mais variados estilos e gostos. Normalmente, são fabricados em couro, nas cores preto e marrom. Combinam muito bem com calças legging, shorts, saias e vestidos. 

2. Bota coturno

bota coturno

Inspirada nos calçados usados pelos soldados durante as guerras, as botas coturno possuem uma aparência mais grosseira, com solado robusto.

Sua maior característica é ter o cadarço aparente na região frontal e costuma ser fabricado em couro. Mas, também existem opções confeccionadas em vinil ou materiais sintéticos. 

Você pode encontrar coturnos com diversas estampas e cores. Combinam perfeitamente com calças jeans, shorts, vestidos e saias.

Para quebrar o aspecto pesado desse calçado, vale investir em peças mais delicadas, como saias de renda. 

3. Bota galocha

look com galocha

Galochas são outros tipos de botas bem populares atualmente. Quando surgiram, eram usadas exclusivamente em dias chuvosos, para manter os pés longe da água e da lama. 

Hoje, se tornaram uma importante peça fashion, disponível em diversas cores e estampas, nos materiais de plástico ou borracha. Podem ser combinadas facilmente com calças, saias e vestidos. 

4. Bota chelsea

look com bota chelsea

As botas chelsea foram inspiradas nos calçados da Era Vitoriana, que ganharam popularidade nos anos 60. Possuem o cano na altura do tornozelo e seu maior diferencial são os elásticos nas laterais. 

Apesar de não ser tão popular como os modelos citados acima, é super estilosa e bastante confortável. Ficam ótimas com saias, vestidos e shorts por transmitirem um ar de leveza aos looks. 

5. Bota country

bota country

Botas country são outros tipos de bota feminina inspiradas em modelos que faziam sucesso há algumas décadas. Baseadas nas botas de rodeio, possuem cano médio, com bico mais fino e desenhos marcantes bordados nas laterais. 

Com a popularização, esse calçado ganhou variações mais simples, sem os bordados, mas que mantiveram os traços afilados.

Assim como tantos outros estilos, também é versátil; mas, para fugir do visual cowgirl, combine com calças e camisas lisas, ou camisetas e shorts para um look mais despojado. 

6. Bota cano baixo flat

bota flat de cano baixo

A bota cano curto flat é considerada o modelo mais versátil de todos. São inúmeros modelos, com características diversas — franjas, spikes, fivelas etc. —, mas se destacam por ter o cano bem curto e nenhum salto.

Combina com qualquer tipo de roupa, o que dá mais liberdade para montar looks personalizados. 

7. Bota cano alto flat

bota flat cano alto

Diferentemente das botas de cano curto flat, esse modelo possui o cano alto, acima do joelho, mas ainda sem nenhum salto. Por serem mais compridas, são ótimas aliadas nos dias mais frios, pois esquentam bem.

Ficam perfeitas com roupas curtas, como shorts e minissaias, mas também combinam com calças skinny

8. Bota ankle boot

ankle boot

Mais um modelo entre os tipos de botas femininas cano curto, as ankle boots possuem o cano ainda mais baixo, abaixo da linha do tornozelo.

Ao contrário das botas flat, apresentam algum salto e, por isso, podem ser usadas em ocasiões do dia a dia ou situações mais formais.

Sua modelagem refinada dá elegância a qualquer look e combina com calças, shorts, vestidos e saias.

9. Bota open boot

open boot

Semelhante às ankle boots, mas com o diferencial de uma abertura na parte frontal. Trata-se de um modelo de bota mais informal e despojado.

Por isso, é uma boa pedida para sair à noite e criar looks no maior estilo rocker. Combinam muito bem com peças curtas, com saias e vestidos.

10. Bota over the knee

over the knee

Semelhante ao modelo cano alto flat, mas possui um comprimento bem maior, acima dos joelhos, além de saltos super altos.

Nesse sentido, é uma bota que traz muita personalidade e sensualidade para o look; por isso, nem todas as pessoas gostam de utilizá-la. Mas, para quem gosta do estilo ousado, pode ser usada tanto de dia quanto de noite.

Combina melhor com roupas curtas, mas também podem ser harmonizadas com calças justas. 

11. Bota cano alto

bota cano alto

Modelo mais tradicional, as botas de cano alto não possuem o comprimento tão grande quanto as over the knees. Costuma ser confundida com as de montaria, pois também apresenta detalhes com fivelas.

Porém, conta com mais variedade nos saltos, que podem ser baixos, médios, altos, finos ou grossos. Por isso, combina com diferentes estilos de roupas. 

Como escolher o tipo de bota certo para você?

Depois de conhecer os variados tipos de botas e suas principais características, ficou mais claro como cada estilo funciona em diferentes visuais e estilos, não é

 Mas, se você ainda está com dúvidas sobre como escolher a opção que melhor atende suas necessidades, separamos algumas dicas para te ajudar. Veja a seguir. 

Preste atenção no clima

Dependendo das características climáticas de onde você vive, terá que escolher o material da bota com cuidado.

Em regiões que chove bastante e faz muito frio durante o inverno, evite usar botas de camurça, pois correm o risco de estragar. Prefira as fabricadas em material impermeável, como plástico ou borracha.

Por outro lado, se você mora em um local com clima seco e que faz bastante calor durante boa parte do ano, aposte nos modelos de cano curto, com ou sem abertura na parte da frente. Também prefira materiais mais leves, como os sintéticos. 

Defina seu objetivo com o look

Botas de cano baixo transmitem um estilo moderno, enquanto as de cano longo passam uma imagem mais sensual.

Por isso, pense no seu estilo antes de comprar novas botas. Essa lógica também vale para a altura do salto.

Se você prefere sapatos confortáveis, invista em saltos baixos ou no salto. Caso goste do visual femme fatale, os saltos finos e altos são excelentes escolhas. 

As cores também entram nessa análise. Se quiser montar um look mais discreto, elegante, clássico ou formal, aposte nas cores neutras, como preto, marrom, bege ou em tonalidades que se aproximem das suas roupas.

Mas, se gosta de ousar, use botas metálicas, douradas e em cores mais vibrantes sem medo. Está no meio termo? Você pode usar peças sóbrias, como um look monocromático preto, e combiná-las com uma bota colorida. 

Considere o ambiente no qual a usará

Além de considerar seus gostos, região e estilo, também é importante analisar onde você usará as botas compradas.

Vai utilizá-la com mais frequência no ambiente de trabalho ou em reuniões com os amigos? Pretende ir a eventos formais ou mais despojados? Essas questões precisam ser estudadas com cuidado. 

Depois de definir o local, pense nos adereços e detalhes que a bota pode apresentar. Um modelo de bico fino combina perfeitamente com ocasiões mais sérias e locais sofisticados. Enquanto isso, enfeites com tachinhas, babados, franjas e outros adornos são mais indicados para ambientes informais. 

Qual bota mais confortável?

Os níveis de conforto em uma bota não são medidos com base no estilo. Para qualquer tipo, você precisa se atentar ao tamanho; quase todas as botas são fabricadas entre os números 34 e 40 — existem numerações maiores e menores, mas em quantidade menor. 

Entretanto, a forma varia conforme o modelo, por isso, é bom você experimentar as opções sempre que for comprar um calçado novo. 

Botas mais justas ficarão mais confortáveis com meias finas. Dias frios exigem meias grossas, então, prefira aquelas mais largas para não apertar seus pés. Quando estiver na dúvida, prefira sempre o tamanho maior.

Assim, você evita a formação de bolhas e outros ferimentos.

A altura do salto também afeta o conforto do sapato; saltos altos não permitem que você fique muito tempo em pé. Já os mais baixos podem ser usados por mais tempo sem machucar, em caminhadas curtas ou passeios, por exemplo.

Como usar bota no dia a dia?

Com todas essas informações que trouxemos para você, com certeza já deve estar mais confiante para escolher sua bota ideal.

Ainda precisa de orientações mais específicas? Então, veja abaixo como usar os principais tipos de botas femininas no dia a dia. 

  • rotina diária: prefira botas mais básicas, de cano curto ou médio, sem muitos detalhes. Combine com calças jeans, casacos longos e acessórios compridos para complementar o look;
  • ambiente de trabalho: para transmitir seriedade, invista em roupas sociais, como camisas sociais e blazers. Escolha botas de cano curto, com salto médio e de espessura semelhante;
  • festas: aposte em peças extravagantes e mais justas, combinadas com botas over the knee ou ankle boots. O intuito é dar destaque aos calçados, então, use acessórios mais discretos;
  • encontros com amigos: botas despojadas e informais, como os coturnos e o modelo tratorada são ótimas escolhas. Como se tratam de modelos cheios de personalidade, use roupas e acessórios mais neutros, com poucas estampas e adereços. 

Qual tipo de bota está na moda?

Compor seu estilo com bota feminina é sempre uma ótima forma de reafirmar sua individualidade. Apesar de existirem tantos modelos no mercado, há sempre aqueles que nunca deixam de ser tendência e estão presentes nos armários da maioria. 

Uma delas é a bota de couro legítimo; sapato, altamente versátil, elegante, clássico, democrático e que preenche as ruas durante o outono e inverno.

Aparece em versões de cano curto, médio, longo, com salto alto fino, salto grosso ou nenhum salto. Por isso, é sempre uma boa ideia ter um par semelhante em seu guarda-roupa.

Onde comprar os melhores tipos de botas?

Da mesma forma que existem inúmeros tipos de botas, também há diversas lojas que comercializam esses calçados

 Mas, para encontrar modelos de qualidade e comparar com segurança, em um estabelecimento que se importe com as necessidades dos clientes, você deve pesquisar bem a credibilidade da loja antes de tomar sua decisão. 

Busque na Internet avaliações de clientes antigos, relatos sobre o atendimento e, se gosta de comprar online, analise questões como o frete, tempo de entrega e embalagem.

Assim, você diminui as chances de adquirir um produto de baixa qualidade e menos duradouro. 

Se você busca por botas de alta qualidade, que seguem as últimas tendências da moda e ainda garantem o calce perfeito, conte com a Mya!

Conclusão

Essas foram as dicas que separamos sobre os principais tipos de botas, como usar e escolher o modelo ideal para você.

Como pode notar, os diferentes estilos de botas podem ser combinados com qualquer modelo de roupas, ambientes e ocasiões. Por isso, não perca tempo e vá em busca do seu par perfeito!Gostou das nossas dicas? Então, aprenda de uma vez por todas como usar botas no verão e não passar calor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.